Por:Jornal NC - Publicado em 10/05/2018
Até 1º de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes pretende imunizar mais de 43 mil pessoas durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Todas as unidades básicas de saúde estão preparadas para imunizar idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. A partir de 9/5, a vacina também estará disponível para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das redes pública e privada.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.
Veja Também: Prefeitura de Itapevi vacina crianças e dolescentes contra HPV e meningite C
Com fácil disseminação, é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum.
Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.
Para tomar a dose, é necessário levar um documento com foto, o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. No dia 12 de maio, sábado, ocorre o Dia D, no qual todos os grupos de risco serão incluídos. As unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17h.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Barueri celebra 77 anos com programação cultural e show de Mari Fernandez

Internacional
Ações de Israel no Líbano deslocam 667 mil pessoas em uma semana

Especiais
Senado aprova reestruturação de carreiras do serviço público federal

Cidades
Março é delas: Barueri divulga programação especial para mulheres

Tecnologia
Golpe no WhatsApp: Pagamento retroativo do FGTS já foi clicado por milhares de brasileiros

EspeciaisPolítica
Sancionada lei que autoriza postos a comprarem etanol de produtores
Publicidade