Cientistas criam “tecido” superfino que extrai energia de sinais Wi-Fi

Material semicondutor maleável transforma ondas eletromagnéticas em eletricidade e poderia ser usado para revestir prédios, ou dentro do corpo humano



Por:Jornal NC - Publicado em 07/02/2019

Cientistas criam “tecido” superfino que extrai energia de sinais Wi-Fi

Podem não estar muito distantes os dias em que as tomadas deixarão de ser nossa única opção na hora de recarregar dispositivos eletrônicos. Já há algum tempo têm chegado ao mercado produtos com opções de geração autônoma e portátil de energia, boa parte envolvendo pequenos painéis solares ou minigeradores eólicos. E agora pesquisadores do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, apresentaram uma nova proposta: eles desenvolveram um “tecido” extremamente fino e flexível que absorve ondas eletromagnéticas e as transforma em energia elétrica.
No estudo, os pesquisadores acoplaram uma antena dobrável a um material semicondutor flexível com espessura de três átomos.

Veja Também: Companhia francesa apresenta teclado personalizável com tecnologia E ink

A antena capta sinais Wi-Fi e outras frequências de rádio e as transforma em uma corrente alternada. Esse fluxo passa por uma fina folha de dissulfeto de molibdênio, onde é convertido em uma corrente elétrica contínua.
Devido às suas propriedades, o dissulfeto de molibdênio tem potencial para a produção industrial de grandes tecidos. Eles poderiam ser usados para revestir desde objetos ou móveis como mesas de trabalho, até envelopar prédios inteiros, gerando uma quantidade razoável de energia a partir das ondas eletromagnéticas que vagam a esmo pelo ar.
Além do Wi-Fi, a frequência de ondas que podem ser transformadas em energia inclui outros sinais famosos, como GPS, 4G, 5G e Bluetooth. A capacidade de geração é pequena. O protótipo construído pelos cientistas não gera energia suficiente nem para recarregar um celular. Mas não faça pouco caso do supertecido assim tão depressa. Conforme salienta Palacios, nem tudo precisa de tanta eletricidade assim para funcionar.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados