Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri

Mantidos pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, os CCPLs oferecem cursos e atividades gratuitas para munícipes de todas as idades



Por:Jornal NC - Publicado em 22/08/2019

Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS, mantém quatro Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri nos bairros do Engenho Novo, Parque dos Camargos, Parque Imperial e Jardim Paraíso, onde são oferecidos à munícipes de Barueri mais de 30 opções de cursos e atividades gratuitas para todas as idades.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS é conduzida pela Dra. Adriana Bueno Molina, sendo atualmente o principal canal de ajuda à população mais carente de Barueri. Além dos serviços mais frequentes (distribuição de cestas básicas, óculos, próteses, órteses, colchões, fraldas especiais, Bolsa Família e cadeira de rodas), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade municipal, presidido pela primeira Dama Sônia Furlan, ampliou o alcance das ações sociais a quem mais precisa.
O órgão é responsável por promover ações sociais específicas de acordo com o que a lei prevê, em benefício de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Nos bairros, o trabalho realizado nos quatro Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri se torna um braço da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS, pois para acolher de forma efetiva os alunos, seus familiares e munícipes em geral, as unidades contam com uma equipe psicossocial, formada por Assistentes Sociais e Psicólogas que atendem e encaminham os munícipes aos diferentes setores da prefeitura, analisando caso a caso, de forma a garantir o acesso da população mais necessitada a benefícios sociais.
Desde março de 2018, os quatro Centros de Capacitação Profissional e Lazer são administrados pelo Instituto Ânima e oferecem para munícipes de Barueri, cursos e atividades nas áreas cultural, profissionalizante e de formação e desenvolvimento. Mensalmente, as quatro unidades têm capacidade para atender até 5.000 alunos, tendo inclusive lista de espera em alguns cursos.
Mais do que um espaço para cursos, os CCPLs são um local de Lazer com playground, quadras poliesportivas, quadra de futebol society, jardim, pista de caminhada, espaço cyber com computadores conectados à internet, brinquedoteca e um amplo espaço comum. Todos esses ambientes são supervisionados por monitores e recreadores, garantindo a segurança das crianças.

Veja Também: Mais de 450 alunos participaram das cerimônias de formatura dos CCPL Barueri

DESCOBRINDO TALENTOS
Este mês duas alunas da professora Gisele Winter do curso de Artes Cênicas do CCPL Engenho Novo, realizaram grandes conquistas graças a dedicação, talento e aos conhecimentos adquiridos durante as aulas: A aluna Ludmila França de 13 anos conseguiu uma bolsa de estudos em uma renomada escola de teatro; já a aluna Hanna Silva Souza de 9 anos passou em uma bateria de testes e conquistou um contrato com a MGT.

LUDMILA CONSEGUIU UMA BOLSA DE ESTUDOS
A aluna Ludmila França, de 13 anos, participa dos cursos de Canto e Coral, Violão, Circo e Artes Cênicas (Teatro) do CCPL Engenho Novo. Ela participou de um encontro junto ao Projeto Passarela, promovido pela MGT Audições, que procura aperfeiçoar e promover jovens talentos. A empresa se consagrou por lançar nomes como o de Larissa Manoela e Gabriela Mustafá, hoje no elenco de Malhação. Ao fim do processo seletivo, a aluna foi condecorada com uma bolsa de estudos para o curso de teatro, onde poderá aprofundar seus potenciais. “(Foi) muito emocionante, no momento até me escapou uma lágrima. Eu fiquei bastante emocionada (...)”, diz Ludmila.
Gislene Lessa, mãe de Ludmila conta que encontrou no CCPL o apoio que precisava. “(...) eu vim conversar com a professora, (ver) se ela poderia dar essa força para a Ludmila, porque ela iria participar de uma competição concorrendo a uma bolsa de estudos (...) e a professora se prontificou a ajudar, diz Gislene.
“Ela me ajudou bastante no desenvolvimento do texto porque eu não sabia como interpretar ele, então ela me ajudou a separar a cada frase com uma emoção e isso me ajudou bastante a entender o meu personagem também”, conta Ludmila.

HANNA CONQUISTOU UM CONTRATO PROFISSIONAL
A aluna Hanna Silva Souza, de 9 anos participa dos cursos de Ballet, Canto e Coral e Artes Cênicas (Teatro) do CCPL Engenho Novo e após uma bateria de testes, conquistou um contrato profissional com a empresa MGT.
Rutinéa Cardoso Silva, mãe de Hanna, fala que se sente muito agradecida com o trabalho do CCPL. “(...) tenho muito agradecimento ao CCPL em primeiro lugar por estar proporcionando isso para minha filha gratuitamente, por que não tenho condições hoje. Isso foi um presente de Deus e a professora foi outro presente que Deus colocou na vida dela [de Hanna] que nossa ela realmente pegou no foco da interpretação e Hanna começou a entender muita, muita coisa que a gente não imaginava, achava que era chegar ali, falar e interpretar, então a professora foi um tudo foi maravilhosa, foi o chão dela nessa etapa”, conta Rutinéa.
Hanna conta que ficou muito emocionada ao saber que tinha passado nos testes. “Eu fiquei muito feliz eu não estava acreditando eu estava pensando que aquilo era um sonho (...), eu não estava acreditando, aí caiu a ficha e a gente foi lá para assinar o contrato, foi legal”, comenta a aluna.
Rutinéa também explica que conheceu o trabalho dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri após pesquisar na Internet. “Eu conheci pesquisando na internet porque eu precisava colocar a Hanna em um curso de teatro, e eu pesquisando apareceu aqui de Barueri o CCPL, conta a mãe da aluna.
A mãe de Hanna também fala do comprometimento dos professores e da qualidade das aulas. “(...) tem realmente um comprometimento na aula de teatro, a Hanna está se destacando como na aula de violão, Hanna que já saiu tocando e não foi uma coisinha assim [simples], ah vamos dar um cursinho lá para as crianças carente não... Os professores são muito engajados, no Ballet, no Canto, no Violão nos cursos que ela faz, vale a pena, porque hoje em dia não dá pra deixar os filhos como a gente estava comentando, dentro de casa que é só internet e só coisa que não dá uma cultura hoje em dia é difícil uma criança ter cultura e isso tem aqui”, finaliza Rutinéa.

A PROFESSORA GISELE WINTER DO CURSO DE ARTES CÊNICAS
A professora de teatro Gisele Winter fala da alegria pela conquista das alunas e ressalta o empenho delas: “Eu fiquei extremamente feliz quando elas vieram me falar que tinham conseguido o objetivo delas. Me deu muito orgulho porque é um trabalho delas também. Eu auxiliei, mas elas são extremamente talentosas. Juntaram-se as duas coisas e elas conseguiram chegar ao objetivo final”, comenta a professora.

SAIBA COMO PARTICIPAR
As inscrições ficam abertas o ano todo, basta preencher a sua ficha de inscrição na recepção de um dos polos. Para mais informações entre em contato com o Sistema de Atendimento ao Usuário – SAU, no telefone (11) 4382-4683.
Fique por dentro de tudo que acontece através do site: www.ccplbarueri.com.br.

Curta nossa Fanpage no Facebook





Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados