Por:Jornal NC - Publicado em 15/01/2016
As três maiores centrais sindicais do país se manifestaram contra um possível aumento da idade mínima para aposentadoria. As críticas ao governo falam em “indignação” e consideram a proposta do governo federal “inaceitável”. No último dia 7, em café da manhã com jornalistas, a presidenta Dilma Rousseff sinalizou essa possibilidade ao falar da reforma previdenciária.
“Vamos ter que encarar a reforma da Previdência. Não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja 55 anos. Para a mulher, um pouco menos. Não é possível por uma questão quantitativa. Vai ter menos gente trabalhando no futuro para sustentar mais gente sem trabalhar: os mais velhos que vão ter uma longevidade maior e os mais novos, que estão nascendo”, afirmou a presidenta.
A Força Sindical divulgou nota no dia seguinte (8) se manifestando “totalmente contrária” à elevação da idade mínima para aposentadoria. “Causa indignação a declaração da presidente de que não é possível a idade medida para efeito de aposentadoria ser de 55 anos. […] Não vamos aceitar que, mais uma vez, para corrigir seus próprios erros, o governo faça uma reforma nas costas do trabalhador.”
Veja Também: Minha Casa, Minha Vida
Tradicional aliada do PT, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) também fez críticas lembraram que a medida prejudicaria aqueles que começam a trabalhar muito cedo. “Para nós, esta proposta é inaceitável porque prejudica quem ingressa cedo no mercado de trabalho, ou seja, a maioria dos trabalhadores brasileiros”, disse, em nota, também divulgada no dia 8.
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) segue a mesma linha das outras centrais. “Cada vez que se fala de ajuste fiscal ou reforma previdenciária, os trabalhadores tremem, pois sabem que vai sobrar para eles”. Também lembrou daqueles que começam a trabalhar aos 12, 14 ou 16 anos, e que precisariam “esquecer os sonhos da aposentadoria” e se manter nos postos de trabalho por mais tempo.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

CidadesPolítica
Lili Aymar se posiciona novamente contra o lixão de Araçariguama

CidadesCidades
Prefeitura de Carapicuíba realiza melhorias no Terminal do Centro
Publicidade