Por:Jornal NC - Publicado em 11/05/2018
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou, em caráter conclusivo, o projeto de lei que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita. A meta é democratizar o acesso ao livro, promover a leitura, a escrita e a literatura, além de fortalecer as bibliotecas públicas do país.
Reconhecendo a leitura e a escrita como direitos, a proposta estabelece que a política deve ser implementada pelos ministérios da Cultura e da Educação, em cooperação com secretarias estaduais e municipais de educação, além da participação da sociedade civil e de instituições privadas.
Veja Também: Aprovado projeto que acelera o avanço de pena para mães e gestantes
A política será elaborada nos primeiros seis meses da vigência do mandato do Poder Executivo e executada por meio de planos decenais. A proposta aprovada na Câmara também prevê o incentivo à atuação de mediadores de leitura e à produção de estudos e estatísticas para avaliar o setor.
Estabelece ainda que os acervos digitais e outros meios de acessibilidade sejam ampliados para inclusão de pessoas com deficiência aos programas de fomento à leitura. Outro objetivo é desenvolver a produção intelectual e incentivar o mercado editorial, feiras de livros e eventos literários em benefício da economia nacional.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Festival de assadores e torresmo acontece no parque Teresa Maia em Cotia neste final de semana
CidadesCidades
Novo APP do Aluno facilita a vida acadêmica de pais e estudantes da rede
Internacional
Máscaras deixam de ser recomendadas em aeroportos e voos da União Europeia
EspeciaisPolítica
Câmara aprova inclusão do símbolo de autismo em placas de prioridade
Nacional
Mega da Virada: sem nenhum ganhador sorteio da Mega Sena vai a 2,5 milhões
PolíticaNacional
Câmara aprova projeto que cria regras para aplicativos de transporte como Uber
Publicidade