Por:Jornal NC - Publicado em 31/08/2023
O Brics, composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou o início do processo de expansão do bloco –leia aqui (329 KB) a declaração final do encontro. Eis os 6 países que integrarão o grupo a partir de janeiro de 2024: Argentina; Arábia Saudita; Egito; Emirados Árabes Unidos; Etiópia; Irã, O anúncio foi realizado pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, em entrevista a jornalistas em Joanesburgo (África do Sul). Ele estava acompanhado de Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia) e Sergey Lavrov (Rússia).
Com risco de prisão, Vladimir Putin, participou por videoconferência. O último país a integrar o rol de novos integrantes é a Etiópia. Entrou na lista no último dia de negociações a pedido da África do Sul para dar mais representatividade ao continente. Com a nova composição, a população do grupo passa de 41% para 46% do planeta. Já o PIB por paridade de poder de compra do bloco será de 36,6% do total mundial. A declaração da 15ª cúpula do Brics também traz o compromisso de os ministros da Fazenda de cada um dos países estudarem uma forma de usar moedas locais, instrumentos de pagamento e plataformas sobre o tema.
Veja Também: Casos de rinovírus continuam em alta entre crianças, diz Fiocruz
As considerações serão apresentadas e debatidas na próxima cúpula do bloco, em 2024, prevista para ser realizada em Kazan, na Rússia. “Temos consenso nessa 1ª fase de expansão e outras fases virão”, disse Cyril Ramaphosa ao anunciar os novos integrantes e dizer que a presença deles passa a ser efetiva a partir de 1º de janeiro de 2024. Depois da fala do presidente sul-africano, os demais líderes dos países do Brics foram convidados a se manifestar
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri entregará mais termos de extinção de débitos a moradores do Paulista
InternacionalInternacional
Hamas anuncia que trégua em Gaza entrará em vigor às 5h desta quinta (23)
EspeciaisEspeciais
Senado aprova calendário para acelerar PEC que limita decisões do STF
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri entregará Centro de Convivência do Mutinga e construirá novo prédio no São Pedro
EspeciaisPolítica
Deputados aprovam uso obrigatório de máscara em locais públicos
Política
Supremo julga no próximo dia 10 se recebe denúncia contra Renan na Lava Jato
Publicidade