Brasil fará novo apelo para Israel, Egito e Catar autorizarem saída de brasileiros da Faixa de Gaza

Ausência de brasileiros na primeira lista da passagem de Rafah é considerada questão política por embaixador da palestina no Brasil



Por:Jornal NC - Publicado em 01/11/2023

Brasil fará novo apelo para Israel, Egito e Catar autorizarem saída de brasileiros da Faixa de Gaza

A ausência de brasileiros na primeira lista de pessoas autorizadas a usar a passagem de Rafah para deixar a Faixa de Gaza mobilizou o governo no Brasil a refazer o caminho de articulação para que os brasileiros não fiquem no fim da fila e consigam, ao menos, terem os nomes incluídos nos primeiros grupos. O Brasil diz que irá reforçar o contato via Itamaraty e Presidência da República para que os brasileiros entrem nas listas. Depois de participar de reunião do Conselho de Segurança da ONU, o ministro Mauro Vieira retorna ao país. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, os apelos serão refeitos com as autoridades de Israel, Egito e do Catar, que ajudou a articular a saída de feridos e dos primeiros estrangeiros de Gaza. Também não está descartado contato com o Hamas, que controla Gaza. A organização das listas provocou mais um choque entre declarações de autoridades palestinas e israelenses.

Veja Também: Gaza viveu 16 anos de “antidesenvolvimento”, diz relatório da ONU sobre economia palestina

O embaixador da palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, atribuiu a responsabilidade a Israel. “Não há brasileiros, assim como de outras nacionalidades, por questões políticas, não é por logística. Israel não autorizou”, disse. Por sua vez, a embaixada de Israel no Brasil rebateu a manifestação da embaixada palestina e informou que “infelizmente não é o governo de Israel que decide quem entra ou não nessas listas, mas as entidades internacionais”. O porta-voz de Israel no Brasil destacou que espera que todos estejam em segurança. Desde o início do conflito Israel-Hamas em 7 de outubro, integrantes da diplomacia brasileira e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem mantendo contato com autoridades israelenses, egípcias e palestinas para buscar a evacuação dos brasileiros em Gaza. Em meio a muita expectativa pela abertura de Rafah, os primeiros estrangeiros que de fato irão percorrer a rota de fuga são da Austrália, da Áustria, da Bulgária, da Finlândia, da Indonésia, da Jordânia, do Japão e da República Tcheca.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados