Por:Jornal NC - Publicado em 04/05/2023
Barueri vem se destacando no quesito geração de empregos. Isso porque investe em infraestrutura e incentivos fiscais, atraindo grandes empresas. Esse potencial também é reconhecido quando o tema é inclusão, e por isso o município ocupa o 1º lugar no ranking como a cidade que mais gerou empregos para pessoas com deficiência no Estado. De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da base de dados da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, Barueri admitiu 1.083 pessoas com deficiência contra 977 demissões, gerando um saldo positivo de 106 vagas.
O município está à frente de cidades como Ribeirão Preto (2º lugar) e Araraquara (3º lugar). Já a capital paulista está em 645ª posição. Os dados foram coletados de 1 de janeiro de 2022 a 29 de novembro do mesmo ano. Esse ranking também é resultado do trabalho realizado pelo Departamento de Empregabilidade da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), por meio do programa Incluir, que desenvolve um trabalho de apoio ao candidato e às empresas.
Veja Também: Prefeitura inicia reforma do terminal rodoferroviário do centro de Barueri
Apoio ao candidato
A SDPD de Barueri (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) oferece apoio antes, durante e após a contratação da pessoa com deficiência, por meio de oficinas que preparam o candidato para a entrevista de emprego, como preencher um currículo, dicas de socialização, dentre outros temas que visam também permanência no mercado de trabalho.
Além da Lei de cotas
De acordo com a Lei de cotas nº 8.213, empresas com mais de 100 empregados devem reservar 2% das vagas para pessoas com deficiência. Graças à atuação técnica do setor de Empregabilidade, essas contratações vão além, pois visam capacitar as empresas para uma mudança de cultura e incentivo à inclusão para que avaliem o profissional pelas suas habilidades e não pelas suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas. “Não se trata apenas de cumprir a Lei de Cotas, é possível mudar o olhar da empresa e inserir uma perspectiva de inclusão. As empresas que já cumpriram o preenchimento de cota de contratação ainda nos procuram porque sabem da qualidade do setor de Empregabilidade”, explica o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (professor Carlinhos).
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
InternacionalInternacional
Eleito, Trump fala em união e promete acabar com guerras
EntretenimentoEntretenimento
Warner divulga primeiro trailer de ‘Animais Fantásticos e onde Habitam’
Publicidade