Barueri é uma das cidades pioneiras a implantar a Base Nacional Comum Curricular em toda a rede

Após três anos de intensos estudos, é implementada agora, no início deste ano letivo de 2020, (BNCC) em toda a rede municipal de ensino



Por:Jornal NC - Publicado em 20/02/2020

Barueri é uma das cidades pioneiras a implantar a Base Nacional Comum Curricular em toda a rede

Após três anos de intensos estudos, é implementada agora, no início deste ano letivo de 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em toda a rede municipal de ensino. Barueri passa a ser referência para o processo de revisitação e reorganização das matérias didáticas.
Desde o início de 2017, a Secretaria de Educação de Barueri, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), saiu à frente e deu início à implantação da Base Nacional Comum Curricular.
De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental,Isabel Biondi, aquele movimento necessitou de um esforço coletivo. Desde o anúncio pelo Ministério da Educação, a Secretaria de Educação - por meio das Coordenadorias de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e em parceria com o Departamento de Apoio Pedagógico - orientou que todas as escolas iniciassem os estudos da BNCC.
Os estudos intensos prosseguiram durante todo o ano letivo, quando em dezembro do mesmo ano, no dia 20, o Ministério da Educação homologou a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Veja Também: Meteorologista explica fortes chuvas que atingiram São Paulo

Para a secretária de Educação, Flávia Moreno, as ações, iniciadas em 2017 e finalizadas em 2019, foram muito importantes. A implantação da BNCC, que estabelece as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos - ano a ano - garante às crianças e aos jovens do município o direito à aprendizagem e a oportunidade de os pais acompanharem as condições promovidas pela escola para que o desenvolvimento possa, realmente, se efetivar na educação em Barueri.

O que é a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, estando orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Os marcos legais que embasam a BNCC, aprovada em 2017 pelo MEC, são: Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - promulgado em 1990; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/1996); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (homologada em 2010) e Plano Nacional de Educação (PNE – 2014).

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2020 - Jornal NC. Todos os direitos reservados