Por:Jornal NC - Publicado em 03/06/2020
Nos dias 10 e 11 de setembro de 2019 uma equipe do Canal Futura, emissora de televisão com foco educativo, veio conhecer de perto a cidade de Barueri e compreender melhor como investimentos em tecnologia e sustentabilidade energética e ambiental podem influenciar positivamente na qualidade de vida dos cidadãos.
A equipe veio do Rio de Janeiro, sede do programa “Tá Ligado?”, que aborda o tema eficiência energética buscando ângulos diferentes, experimentos práticos e senso de humor, uma vez que o conteúdo é destinado principalmente para o público jovem. O foco era mostrar como funciona uma cidade inteligente: categoria na qual Barueri entrou para ficar desde 2017, acumulando diversos prêmios e se destacando nos rankings nacionais e internacionais.
Totalmente amparados pela Secretaria de Comunicação de Barueri (Secom), a equipe passou os dois dias percorrendo a cidade, conversando com pessoas, entrevistando autoridades locais e captando imagens sobre os investimentos realizados pela Prefeitura. O objetivo era mostrar de que forma uma cidade inteligente torna o ambiente mais humano, acessível, igualitário e funcional para todos, além de outras consequências importantes, como a redução de custos aos cofres públicos e a criação de mecanismos que tornam o munícipe mais próximo e participativo.
O resultado dessa visita está exposto no episódio “Cidades Inteligentes I”, que vai ao ar no dia 9 de julho, às 21h30, no Canal Futura pela televisão, mas que já está disponível no Futura Play.
Exemplo prático
Com 12 minutos de duração, o episódio discorre sobre os conceitos de Smart Cities (Cidades Inteligentes) e como ele beneficia a sociedade. “Agora nós vamos conhecer um lugar que tem feito investimentos para ser uma cidade inteligente. Barueri é um dos principais polos empresariais de São Paulo. Eles se baseiam na definição de que uma cidade inteligente é a que utiliza tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos moradores e a eficiência dos serviços urbanos”, enuncia o programa quando começa a mostrar o município.
O gestor do Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri, Jonatas Randal, introduziu o tema falando sobre os 350 quilômetros de fibra ótica instalados na cidade desde o início de 2017 (hoje já são mais de 400 km), que permitem interligar todos os órgãos públicos, além de praças, parques e ampliar a segurança, como é o caso do sistema de monitoramento que compreende todo o território.
A Câmara Municipal de Barueri aparece em seguida, uma vez que foi a primeira do mundo a conquistar a certificação ISO 9000, de qualidade, depois AS 8000, de responsabilidade social, e a ISO 14001, de gestão ambiental, tornando-a uma das Câmaras mais sustentáveis do globo, conforme cita Érison Martins, assessor de imprensa da casa.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
É sempre bom lembrar que tais preceitos de Smart Cities enquadram-se em um dos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que estipula metas até o ano de 2030. No caso, esses investimentos atenderiam ao objetivo número 11: tornar cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Como a produção televisiva mostra, Barueri está em um bom caminho.
Veja Também: Hospital Municipal de Barueri aprimora pronto-atendimento a pacientes com Covid-19
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
Esportes
Brasileiros pelo mundo: Gabigol é comparado a Ronaldo após gol
Saúde e Bem Estar
Professor da USP acredita que encontrou a cura do câncer, mas enfrenta dificuldades para registrar o medicamento
Publicidade