Barueri é a cidade mais sustentável do Brasil em 2024, segundo a Bright Cities

Na classificação geral, a cidade ficou na frente de São Caetano do Sul, que se posicionou em 2º lugar, São Paulo em 3º, Santos em 4º e Bragança Paulista em 5º



Por:Jornal NC - Publicado em 11/04/2024

Barueri é a cidade mais sustentável do Brasil em 2024, segundo a Bright Cities

A segunda edição do Ranking de Cidades Sustentáveis, promovido pela Bright Cities, elegeu Barueri como a cidade mais sustentável do Brasil em 2024. Na classificação geral, a cidade ficou na frente de São Caetano do Sul, que se posicionou em 2º lugar, São Paulo em 3º, Santos em 4º e Bragança Paulista em 5º. A cerimônia de entrega do Troféu Bright Cities ocorreu no Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivos, no dia 22 de março. Entretanto, como o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, não pode comparecer à premiação na data, a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone, veio até a cidade entregar o troféu pessoalmente a ele na tarde de 3 de abril. Na ocasião, a CEO disse que o prêmio é um reconhecimento da performance do município como a cidade mais sustentável do Brasil e que foram utilizados indicadores internacionais como comparativo. O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), e o seu adjunto, Ivan Wanderley Silva, também participaram do evento.

O resultado obtido foi fruto da comparação entre as 319 cidades do Brasil que têm mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as cinco regiões do país foram premiadas e 25 municípios foram destacados (cinco de cada região). O Ranking de Cidades Sustentáveis deste ano levou em conta 40 indicadores preconizados na Norma ISO 37120, que avalia e mede o desempenho dos serviços e da qualidade de vida, tendo como base cinco pilares principais, que são: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos. É considerada sustentável a cidade que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que permitam o uso eficiente de seus recursos financeiros, ambientais e humanos e com foco nas futuras gerações. Cidade de muitos atributos:

Veja Também: Barueri é 1º lugar em Inserção Econômica e Sustentabilidade Fiscal, segundo o CLP

Segundo Sylvio Drummond de Mattos, CEO do Grupo Drumattos, holding detentora do Restaurante Camarada Camarão, Barueri é uma cidade com inúmeros pontos positivos. “Primeiramente, gostaria de parabenizar Barueri e sua administração pelo merecido reconhecimento como a cidade mais sustentável do país. Este é um marco significativo que reflete o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável. É com grande satisfação que destaco as condições locais de infraestrutura e o empenho com a sustentabilidade como fatores decisivos para trazer a rede de restaurantes Camarada Camarão para Barueri. Acreditamos que é fundamental não apenas prosperar economicamente, mas também contribuir para o bem-estar ambiental da comunidade. Estamos orgulhosos por fazer parte deste cenário promissor”, destacou o empresário local. Neuman Storto, Fundador da NLS Incorp. e vice-presidente da AREA, conta que conheceu Barueri, mais precisamente o bairro de Alphaville, em 1975 e construiu sua casa no primeiro residencial da localidade.

Já naquela época ele sabia do potencial do município e foi o primeiro a apostar na construção de um edifício no bairro, o Mirage, entre outros empreendimentos. “Estou aqui há 49 anos. Eu amo a cidade e amo meu bairro Alphaville. Meus filhos cresceram aqui, um deles nasceu aqui e eu não mudaria daqui de jeito nenhum. Acompanhei de perto o crescimento de Barueri, que tem hoje hospitais maravilhosos e um atendimento de primeiro mundo para toda a população. É muito bom vir morar aqui. Só poderia mesmo receber este prêmio de cidade mais sustentável do país em 2024. Parabéns para todos nós que moramos aqui!”, declarou.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados