Barueri é a 2ª melhor cidade do país para os negócios no comércio e serviços

O município só perde para São Paulo em ambas as áreas



Por:Jornal NC - Publicado em 29/12/2023

Barueri é a 2ª melhor cidade do país para os negócios no comércio e serviços

Um ranking da consultoria Urban Systems, publicado recentemente pela revista Exame, aponta que Barueri é a segunda melhor cidade do Brasil para fazer negócios tanto no setor de comércio quanto no de serviços.
O município só perde para São Paulo em ambas as áreas. Na área comercial, São Paulo ocupa o primeiro lugar pelo 3º ano consecutivo. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, Barueri chegou a liderar o setor. De acordo com os dados divulgados desse novo estudo, o município obteve o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) de 4.224, seguindo a cidade de São Paulo, que conseguiu o IQM de 4.880.

Comércio próspero
Para analisar especificamente a área de Comércio, são levados em conta dez indicadores, a saber: renda do trabalhador do comércio varejista, renda do trabalhador do comércio atacadista, empregos no setor com média e alta remuneração, estabelecimentos comerciais varejistas, estabelecimentos comerciais atacadistas, empregos no comércio varejista, empregos no comércio atacadista, crescimento populacional, densidade de banda larga e renda do trabalhador formal.

Serviços
Já em serviços, Barueri também se destaca na 2ª posição, com IQM de 4.066, seguindo novamente a Capital paulista, que obteve o IQM de 4.731.
Neste estudo, realizado exclusivamente para a área de serviços, são analisados oito indicadores: a quantidade de empregos com alta e média remuneração, a renda do trabalhador do setor, a quantidade de empregos qualificados, a velocidade de internet banda larga, diversificação econômica, o crescimento do número de estabelecimentos, a relação de empregos no setor e na administração pública e a quantidade de empresas de grande porte. De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo), não é uma surpresa que a cidade tenha obtido esses índices.
“Os comerciantes e empresários do município têm incentivos e condições muito boas para abrirem seus negócios aqui em Barueri. É uma somatória de situações, como segurança, alíquota de impostos, infraestrutura e localização, rede de transportes, entre outras, oferecidas pela Prefeitura, que apoia o comércio e o serviço e os faz prosperar”, declara Magoo.

Veja Também: Férias Divertidas: Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer - CCPL Barueri oferecem uma programação especial

Sobre o estudo
O IQM, que mede ambos os setores, é calculado a partir de informações sobre fluxo de comércio, população, infraestrutura, características urbanas, entre outras. Nesta edição das Melhores Cidades para Fazer Negócio, tanto em comércio quanto em serviço, a Urban Systems usou informações do Censo 2022, que incluiu, entre outras novidades, o eixo de Saúde, setor que recebe constantes investimentos para suprir demandas das populações em todo o país.

1º da região
Mais uma vez, Barueri se destaca entre as cidades vizinhas e fica em primeiro lugar nesses dois eixos econômicos (Serviços e Comércio) Como o melhor lugar para se fazer negócios na Região Metropolitana Oeste de São Paulo. Nas 10 primeiras colocações em ambos os quesitos, além de Barueri, somente a cidade de Santana de Parnaíba aparece na 12ª colocação, respectivamente com IQM de 3.316 no Comércio e 3.197 no Serviço

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados