Por:Jornal NC - Publicado em 21/05/2021
A Prefeitura de Barueri dá mais um passo importante no combate à Covid-19. Nos próximos dias começa a funcionar na Arena Barueri o Centro de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19. Trata-se de um espaço que, em conjunto com o Centro de Saúde Funcional, ambos ligados à Secretaria de Saúde, oferecerá tratamento e reabilitação de pacientes vítimas do coronavírus.
O funcionamento no Centro será baseado em três pilares de atendimento: 1) aquele em decorrência das sequelas da doença; 2) os decorrentes do próprio tratamento, como perda de massa muscular, por exemplo; e 3) de sequelas emocionais ocasionadas pelo longo tempo de internação.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica à Saúde, Claudinei Alves Rodrigues, os pacientes já são assistidos e monitorados pela rede municipal, contudo, o número de doentes e as sequelas pós-Covid exigem uma abordagem ampliada e multidisciplinar para complementar a linha de atenção aos pacientes. Ainda segundo Rodrigues, sob essa perspectiva, a criação de um centro multiprofissional poderá atender os paciente de maneira integral.
Veja Também: Barueri recebeu vacinas para pessoas com deficiência e comorbidades priorizadas
Os objetivos desse tipo de tratamento são: redução do tempo de busca por assistência; suporte para marcação de consultas e exames; promoção de reabilitação física, cognitiva e psicossocial; integralidade do cuidado. A equipe multidisciplinar de profissionais será composta por médico clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos, fisiatra, nutricionista, psiquiatra, educador físico e assistente social.
O procedimento no tratamento no Centro Pós-Covid se dará através do PTS (Projeto Terapêutico Singular). O paciente que passou por internação será encaminhado para o Centro de Atenção Multiprofissional para uma avaliação global, em que são identificadas eventuais sequelas, por meio de instrumentos específicos para capacidade funcional (muscular e respiratória), qualidade de vida, grau de fadiga, condições nutricionais, cognitivas e psíquicas, entre outras.
Os casos atendidos pelas UBSs farão uma teleconsulta pós-covid para avaliação e encaminhamento necessários. Os pacientes com alta hospitalar e do PS, farão avaliação global no Centro de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19, onde será definido seu PTS e encaminhamentos às especialidades pertinentes, se necessário.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
EsportesEsportes
Dirigente do Santos Gustavo Vieira de Oliveira confirma saída do clube
Educação
MEC divulga calendário do ProUni 2016
Publicidade