Por:Jornal NC - Publicado em 14/09/2023
Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, Barueri realizou mais um atraente, consagrado e grandioso desfile cívico no feriado de quinta-feira, 7 de setembro, na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro. As celebrações foram iniciadas no Parlamento 26 de Março, com o hasteamento das bandeiras: do Brasil, pelo tenente-coronel Batista (Rivelino Barata de Sousa Batista), diretor do AGSP (Arsenal de Guerra de São Paulo); do Estado de São Paulo, pelo vereador e 1º vice-presidente da Câmara de Barueri, Levi Jânio (Avante); e de Barueri, pelo prefeito Rubens Furlan, que esteve acompanhado do secretário de Obras e vice-prefeito Beto Piteri. Na sequência, aconteceu a revista à tropa em carro chivunk na avenida Guilherme Perereca Guglielmo. Com o tema “Fraternidade: o nosso olhar sobre o outro”, o desfile cívico durou cerca de 2 horas. Foi organizado pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em conjunto com demais Secretarias e outras entidades municipais e estaduais. O evento reuniu vereadores, secretários, outras autoridades, público em geral e cerca de 3 mil integrantes na avenida. Com grande estrutura, o desfile cívico começou com apresentação da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), representada por integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) e Inspetoria de Administração e Logística da Guarda, Divisão do Corpo Musical Maestro Moni. Foi encerrado com a participação dos Escoteiros Aventureiros e Desbravadores.
Veículos na avenida
De acordo com o cronograma estabelecido pela organização, o evento chamou a atenção do público com o desfile de soldados do Exército, alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp) e viaturas. O Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) levou à avenida blindado Guarani, cavalo mecânico militar, caminhão 4 x 4 e viatura Maruá. O 20º Batalhão Polícia Militar de São Paulo desfilou com viaturas, motos e policiais, assim como o 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Oeste), que esteve presente com AB (caminhão de bombeiros), UR (viatura de resgate) e ASE (tipo de viatura pesada).
A SSUDS mostrou a grande estrutura composta por viaturas da GCM, como: Rotam, Canil, Segurança Escolar, Ambiental, Base Maria da Penha, Defesa Civil, incluindo os Agentes Multiplicadores Mirins, Resgate Municipal e motos do GTM. A Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana) também marcou presença com viaturas usadas em operações pelos agentes de trânsito.
Veja Também: Barueri estima quase 3 mil integrantes no desfile cívico de 7 de setembro deste ano
Cultura, educação e esportes
A Secretaria de Cultura e Turismo abordou “Fraternidade entre os povos”. Destacou-se com apresentação de uma pirâmide humana defronte ao palanque e de alunos das oficinas de dança, teatro e outros cursos. A Educação foi representada pelo desfile de cerca de 1000 alunos de 12 escolas (2 Emeis e 10 Emefs), estudantes da Fieb Tech/ITBs e do Cursinho Pré-Vestibular.“Uma grande honra participar. Fiquei muito feliz pelo convite da direção da escola. Gostei, deu tudo certo do jeito que eu planejei”, celebrou Yago de Souza, estudante do 9º ano da Emeief Vereadora Elisabet Tito (Jardim Belval), que é de família de militares e pretende seguir carreira na área. “É muito gratificante ver ele participando de uma coisa que sempre quis”, completou Crisleine de Souza, mãe de Yago. O desfile cívico em Barueri contou ainda com integrantes da Secretaria da Mulher, que mostrou suas ações, e da Secretaria de Esportes, que, por meio do Barueri Esporte Forte, apresentou alunos e professores de modalidades como atletismo, basquete, futebol, capoeira, skate, ginástica artística e do programa Vida Saudável.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
PolíticaNacional
Câmara pode votar amanhã projeto que altera regras do auxílio-doença
CidadesCidades
Em Barueri frequentadores da SDPD vão criar plataforma de empregabilidade
Publicidade