Por:Jornal NC - Publicado em 31/08/2022
Com o foco direcionado a atender pessoas acima dos 60 anos que necessitam de cuidados especializados, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, avança na construção da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), na rua José Maria Balieiro, na Aldeia. Está na fase de execução de lajes, escadas e das colunas de sustentação do edifício. A previsão para conclusão é janeiro de 2024. A obra visa ainda propiciar a convivência do público da terceira idade em situação vulnerável com atividades que serão oferecidas nas dependências do novo espaço.
O prédio terá bloco único de três pavimentos (piso térreo, primeiro e segundo andares), com 4.260,22 m² de área construída em terreno de 5.035,00 m². É erguido ao lado dos CAPS (Centros de Assistência Psicossocial: Infantojuvenil – Trilha; Adulto – Estação; e AD – Álcool e Drogas), na Aldeia de Barueri. No piso térreo estará a recepção, sala para fisioterapia, área administrativa, cozinha e refeitório, área de convivência e jardins internos.
O primeiro pavimento terá dormitórios masculino e feminino com banheiros acessíveis para pessoas dependentes e semidependentes, central de enfermagem, consultório odontológico, área de convivência, solário, varanda, espaço ecumênico, copa para distribuição e refeitório de funcionários. Já no segundo e último andar ficarão outros dormitórios masculinos e femininos, com banheiros acessíveis para indivíduos independentes, além de consultório médico, central de enfermagem, área de convivência e terraço amplo. O prédio contará com 15 vagas para estacionamento, sendo uma acessível.
Veja Também: Nova praça reconstruída na Aldeia de Barueri será espaço de convivência, esporte e lazer
Conforto e bons profissionais
O projeto foi feito a partir de consultas com profissionais especializados no atendimento a idosos, levando em consideração todos os detalhes em cada ambiente. O ILPI terá capacidade para 52 vagas e contará com uma equipe altamente capacitada com cuidador, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e cozinheiro. Para o secretário de Obras, Beto Piteri, o novo espaço foi elaborado pensando no acolhimento às pessoas que já deram o seu melhor pelos familiares e, de certa forma, contribuíram para o crescimento da cidade. “Barueri não para de trabalhar pelo bem do povo! Continuamos investindo em setores que os nossos cidadãos necessitam. Essa obra é mais um compromisso da nossa Administração. Um benefício para oferecer todo o conforto que os idosos merecem em nosso município”, disse Piteri.
Ingresso ao novo ILPI
O ingresso do idoso ou da idosa em situação de vulnerabilidade social ao novo ILPI será feito depois de uma avaliação caso a caso, por meio de uma visita técnica com uma equipe composta por psicólogo, assistente social e enfermeiro. Após verificadas todas as condições do idoso, uma equipe multidisciplinar analisará os resultados das averiguações realizadas para decidir quem poderá ser transferido para o novo espaço. Novos lugares serão abertos em caso de óbito, desistência ou eventual ampliação das vagas.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Sistema de monitoramento de Barueri aumenta a segurança nas escolas municipais
CidadesCidades
Barueri é 1ª no Mercado de Trabalho e Setor Criativo no Ranking de Competitividade de 2024
EspeciaisEspeciais
Fraude no INSS: sindicatos tentam retomar descontos em folha de aposentados
InternacionalNacional
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Saúde e Bem Estar
Cascas de alimentos concentram nutrientes importantes para a saúde
Educação
Vagas para alunos cotistas já são maioria em 63 universidades federais
Publicidade