Ataques simultâneos com drones ocorrem durante a madrugada em Moscou e Kiev

“Ataque massivo” contra a capital Kiev provocou a morte de uma pessoa, no terceiro bombardeio à região em apenas 24 horas. Investida contra capital russa não foi comprovada



Por:Jornal NC - Publicado em 01/06/2023

Ataques simultâneos com drones ocorrem durante a madrugada em Moscou e Kiev

A Rússia anunciou nesta terça-feira 30 que derrubou oito drones ucranianos lançados contra Moscou e sua região, uma “resposta” da Ucrânia aos recentes bombardeios contra Kiev, de acordo com o Kremlin. “É claro que falamos de uma resposta por parte do regime de Kiev aos nossos ataques muito eficazes contra um de seus centros de comando”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. O ataque de drones contra Moscou, o mais intenso desde o início do conflito na Ucrânia em fevereiro de 2022, aconteceu após várias séries de bombardeios contra Kiev em poucos dias. Uma pessoa morreu no ataque.

Embora a incursão em Moscou tenha deixado duas pessoas levemente feridas e provocado danos “menores”, segundo as autoridades, o ataque na capital russa, muito protegida e distante da frente de batalha, tem um grande impacto psicológico no país. Peskov disse que o presidente Vladimir Putin foi informado em “tempo real” pelo ministério da Defesa, a prefeitura de Moscou, pelo governador da região e pelo ministério das Situações de Emergência.

Veja Também: ONU condena racismo contra Vinicius Jr. e cobra ações

“Não há ameaça no momento para os habitantes de Moscou e sua região”, declarou o porta-voz. Os oito drones foram neutralizados pelas baterias de defesa antiaérea e sistemas de guerra eletrônica, anunciou o ministério da Defesa. Valentin Yemelyanov, que mora no sudoeste de Moscou, perto de um dos locais atingidos, declarou à AFP que “não há pânico” em seu bairro e que a defesa antiaérea russa “funciona bem”. “Estamos tranquilos”, disse o trabalhador do setor de tecnologia, de 50 anos. Ele afirmou que o ataque “não surpreendeu”, levando em consideração a escalada do conflito.

Bombardeios em Kiev
“Todos os serviços de emergência da cidade foram acionados (…) Ninguém ficou gravemente ferido até o momento”, afirmou o prefeito da capital russa, Serguei Sobianin. A ação contra Moscou acontece em um momento de multiplicação dos ataques em território russo. Na semana passada aconteceu uma grande incursão na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia.
Kiev, que há várias semanas afirma estar concluindo os preparativos de uma grande contraofensiva para recuperar o território tomado pelas forças russas, não reivindicou nenhum ataque.

Mikhailo Podolyak, conselheiro da presidência ucraniana, afirmou nesta terça-feira que a Ucrânia não tem nenhum “vínculo direto” com o ataque em Moscou. Pouco antes do anúncio do ataque com drones em Moscou, a Ucrânia relatou um novo “ataque em larga escala” contra Kiev durante a noite, o terceiro em apenas 24 horas. A Força Aérea ucraniana anunciou que derrubou 29 de 31 drones explosivos de fabricação iraniana, “quase todos perto da capital e no céu de Kiev”. Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas nos bombardeios, informou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. Vários mísseis russos foram lançados durante a segunda-feira contra Kiev, o que provocou cenas de pânico nas ruas, após uma noite de bombardeios. Muitos moradores procuraram abrigos subterrâneos, em particular as estações de metrô.
Curta nossa Fanpage no Facebook



Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados