Por:Jornal NC - Publicado em 26/01/2017
O aplicativo que é a febre do momento se chama Meitu, criado pela empresa chinesa de mesmo nome. O app já teve mais de 10 milhões de downloads segundo o Google Play e também está bombando no iOS, com a capacidade de transformar suas fotos em algo que parece ter saído de um desenho animado japonês, os famosos animes.
O resultado é meio bizarro, mas isso não impede que as pessoas experimentem e se divirtam compartilhando suas fotos alteradas, gerando sempre algumas boas risadas com amigos no processo. Divertido e inocente, não é mesmo?
Nem tanto. O aplicativo é um pavor em termos de privacidade, e só deve usar quem realmente não tem o menor problema em ter todos os seus passos monitorados. Isso porque o Meitu pede basicamente TODAS as permissões que seu celular é capaz de dar, quando para ele funcionar bastaria apenas o acesso à câmera, ao armazenamento e talvez o acesso à Internet. Mas não é assim que o aplicativo funciona. Além destas permissões básicas e esperadas, ele quer saber a localização do usuário, quer informações sobre o seu celular (incluindo a identidade do aparelho com IMEI e endereço MAC), acesso completo à rede, a capacidade de alterar configurações, a possibilidade de ser iniciado automaticamente quando o celular é ligado.
Veja Também: Brasileiro Hugo Barra está deixando a Xiaomi
O pesquisador Jonathan Zdziarski percebeu que o aplicativo checa regularmente se o celular tem jailbreak, qual operadora a pessoa usa, além de monitorar o endereço MAC do aparelho, que permite identificar individualmente o celular. Com tudo isso, o especialista aponta que o aplicativo é, na verdade, uma coleção de ferramentas de análise e pacotes de monitoramento de marketing e anúncios unidos com uma carinha bonita para fazer as pessoas usá-lo.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Campanha ‘Caraguá feliz em preservar’ recolhe mais de 750 kg de resíduos com ação de limpeza
Cidades
Prefeitura de Barueri inaugura Unidade de Atendimento de Reintegração para egressos do sistema penitenciário
Internacional
Alemanha aprova envio de tanques Leopard para a Ucrânia
Especiais
Governo do Brasil prepara hospital de campanha para atender índios Yanomami
EspeciaisPolítica
PF cumpre mandados judiciais em nova fase da Operação Lava Jato
CidadesEducação
Em Embu das Artes acontecerá seminário de Medidas Sócioeducativas
Publicidade