Por:Jornal NC - Publicado em 16/05/2019
A Operação Acolhida registrou a entrada de 893 venezuelanos no Brasil, após a decisão do governo do presidente Nicolás Maduro de reabrir a fronteira com o Brasil. Com a reabertura, muitos venezuelanos também aproveitaram para comprar alimentos em Pacaraima (RR), cidade brasileira mais próxima da fronteira entre os dois países.
Desde o início da crise migratória na Venezuela, as Forças Armadas, que comandam a operação, mantêm um Posto de Recepção e Identificação na fronteira, onde os venezuelanos que chegam passam por uma triagem, recebem assistência médica, são vacinados e podem solicitar refúgio ou residência temporária ao governo brasileiro.
Além de voltar a liberar o tráfego de veículos entre Pacaraima, em Roraima, e Santa Elena de Uairén, no estado de Bolívar, o governo de Maduro permitirá o livre acesso a Aruba.
O fechamento da fronteira foi mais um episódio na crise política e humanitária que se instaurou na Venezuela nos últimos anos, motivando milhões de venezuelanos a deixarem o país fugindo da situação de falta de segurança, de alimentos e de remédios e dos problemas na prestação de serviços públicos. A maioria destes imigrantes buscou refúgio na Colômbia, país que, segundo algumas estimativas, já recebeu mais de 1,2 milhão de venezuelanos.
Muitos venezuelanos vieram para o Brasil, entrando por Roraima. De acordo com o escritório brasileiro da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), até março deste ano, mais de 240 mil venezuelanos ingressaram em território brasileiro alegando fugir da instabilidade política em busca de melhores condições de vida.
Veja Também: Brasil e Organização das Nações Unidas condenam violência em Israel e Gaza
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

Cidades
Arraiá Barueri 2026 começa no Dia dos Namorados com grandes shows e clima de romance

Cidades
Prefeitura de Barueri inicia reforma de maternais no Jardim Paulista e Mutinga

EspeciaisEspeciais
Câmara aprova, em dois turnos, PEC pelo fim da escala 6x1

CidadesCidades
Trânsito seguro: Barueri conquista destaque nacional no Pnatrans

Internacional
Detenção de imigrantes é utilizada excessivamente nos EUA, diz ONU

Cidades
Secretaria da Mulher de Barueri têm programação especial para o mês das mulheres
Publicidade