Por:Jornal NC - Publicado em 25/08/2016
O surgimento de lagos de água azuis na Antártida está a preocupando os cientistas, revela um estudo publicado no início deste mês, que dá conta do aparecimento e rápido crescimento destes lagos que drenam para o interior dos glaciares, colocando assim em risco a sua estabilidade.
A Antártida tem a maior massa de gelo do planeta e onde se tem registado menor degelo, um dos argumentos utilizados pelos mais céticos relativamente ao aquecimento global, mas estes lagos são semelhantes aos que aparecem na Gronelândia, onde o degelo é mais acentuado.
De acordo com os investigadores, estes lagos têm sido a principal razão pela qual a Gronelândia tem derretido tão rapidamente. A água dos lagos, formados na superfície dos glaciares, pode penetrar no interior das massas de gelo, comprometendo a sua estabilidade. O estudo divulgado agora vem trazer um novo dado preocupante: o aparecimento dos lagos e o seu posterior desaparecimento no interior dos glaciares tem-se verificado de forma muito rápida. Um lago pode aparecer e desaparecer em apenas cinco dias.
Veja Também: Menino de 5 anos é resgatado sob escombros de prédio após bombardeio na Síria
Apesar de nunca se ter observado um problema com esta dimensão na Antártida, o continente gelado apanhou um susto em 2002, altura em que um bloco de gelo com mais de 3.250 quilómetros quadrados (maior que o Luxemburgo, como lembra o El País), se desprendeu da península. É precisamente neste local, perto da América do Sul, que se têm registado os maiores aumentos de temperatura dos últimos anos no hemisfério sul.
Jamieson, o líder da equipa que conduziu o estudo, explica que a investigação não pode ainda provar que o gelo na Antártida esteja a ficar enfraquecido, até por ser muito difícil analisar as consequências do degelo no Sul, ao contrário da Gronelândia. No entanto, admite a preocupação com o futuro: Os lagos “provavelmente não são suficientemente grandes para fazer muito no presente, mas se o aquecimento global continuar no futuro, só podemos esperar que o tamanho e o número destes lagos aumente”, disse ao jornal norte-americano.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
Cidades
Prefeitura de Embu das Artes terá uma das primeiras secretarias do país com ISO 9001
Política
PF diz ter provas de crimes cometidos por Temer e cúpula do PMDB; citados negam
Publicidade