Por:Jornal NC - Publicado em 25/05/2017
Normalmente, um time de futebol precisa executar suas ideias e treinos para vencer jogos. O São Paulo está naquele incômodo momento em que a pirâmide se inverte. É preciso vencer para conseguir fazer o resto. Por isso, apesar da atuação irregular, o principal objetivo foi alcançado nos 2x0 sobre o Avaí, na noite da última segunda-feira, no Morumbi.
O mundo fala cada vez mais da influência da mente no desempenho no futebol. O craque Xabi Alonso, antes de se aposentar, atribuiu a isso a incrível virada do Barcelona sobre o PSG na Liga dos Campeões. O técnico Juan Carlos Osorio também.
A sequência de eliminações tirou dos jogadores do São Paulo a resistência a qualquer erro. O medo de perder vinha superando o ímpeto pela vitória. Nesse contexto, o primeiro triunfo no Brasileirão foi importante. A equipe foi pressionada, esteve em apuros, errou muito, mas não sofreu gols.
É verdade que o Avaí é fraco, mas equipes igualmente desprovidas de talento fizeram gols facilmente no Tricolor-2017: Defensa y Justicia, Mirassol, São Bento, e por aí vai.
Veja Também: Crise no Governo Temer
A outra razão dos sustos foram os 29 minutos entre a primeira e a última substituição de Rogério Ceni. Thiago Mendes saiu lesionado. Entrou Thomaz. Tentativa válida na teoria, mas ineficaz na prática. O São Paulo perdeu compactação, recomposição, combatividade e, consequentemente, a posse de bola.
Só recuperou quando João Schmidt substituiu Cueva, a 10 minutos do fim. Poderia ter sido antes. Daí para frente, Pratto teve uma chance de gol, e Luiz Araújo, duas. Em uma delas, fez o gol que aliviou completamente a equipe.
O atacante, aliás, é exemplo perfeito de como a cabeça interfere: confiante, ele dribla, chuta de longe, entra na área, e costuma acertar, mesmo tomando a decisão errada, ainda um obstáculo rotineiro para que sua carreira deslanche.
Tanto a vitória era mais importante que no segundo tempo o São Paulo desistiu de sair jogando com bola no chão, uma das premissas mais radicais de Ceni. Nos tiros de meta de Renan Ribeiro, todo o time avançava, não ficava ninguém para iniciar a construção.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri terá nova Maternidade Municipal na Vila Porto
InternacionalInternacional
Tensão diplomática: Europa ameaça retomar sanções contra o Irã
EspeciaisEspeciais
Governo anuncia R$ 30 bi em crédito para setores afetados por tarifaço
CidadesCidades
Barueri acelera obras viárias e amplia oferta de empregos na região
CidadesCidades
Revitalização tornará Parque Ecológico de Barueri um dos mais bonitos da região
CidadesCidades
Equipe de natação de Ubatuba realiza treino em águas abertas
Publicidade