Alunos da Fatec Carapicuíba criam jogo para pessoas com deficiência visual



Por:Jornal NC - Publicado em 12/05/2016

Alunos da Fatec Carapicuíba criam jogo para pessoas com deficiência visual

Os alunos do curso de Tecnologia de Jogos Digitais, da Fatec de Carapicuíba criaram um jogo para smartphone com recursos específicos para serem utilizados por deficientes visuais e pessoas que tenham problemas de visão.
Com o objetivo de promover a inclusão dessas pessoas no mundo dos jogos digitais, os alunos batizaram o game de “Novos Olhos”. O jogo tem como diferencial o detalhamento do áudio, feito em 3D, que reproduz a sensação de sons escutados num ambiente virtual, dando a ideia de terceira dimensão para melhor ambientação do jogador no cenário.
O game apresenta imagens sem brilho projetadas para uma melhor assimilação do deficiente com baixa visão. O jogador utiliza o toque na tela para mover o personagem e o acelerômetro para guiar sua direção, que pode ser orientada pelos sons emitidos durante as ações. O jogo está disponível para plataforma Android e pode ser baixado gratuitamente na internet.
Idealizado pelos alunos do curso superior de Jogos Digitais, Afonso Rogatti de Melo, Giovanna Fracasso da Silveira, Rafael Henrique Gonçalves Freire, Rodrigo Domingues da Silva e Solange Aparecida Domingues, o trabalho foi desenvolvido sob orientação do professor Tarcísio de Souza Peres.
Profissionais e um paciente da Fundação Dorina Nowill para Cegos, respeitada instituição que auxilia deficientes visuais no País, testaram e avaliaram as funcionalidades do aplicativo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, das quais 506 mil são totalmente cegas.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados