Por:Jornal NC - Publicado em 22/07/2016
Os testes de uma nova vacina contra o HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids) vão começar este ano na África do Sul, depois de ensaios preliminares em 2015 terem mostrado resultados promissores.
A vacina experimental veio depois de um medicamento similar, chamado RV144, ter sido testado na Tailândia em 2009. Este foi o primeiro sucesso depois de anos de tentativas para criar uma vacina. Um ano após os testes de 2009, a eficácia da RV144 foi avaliada com 60%. No entanto, após três anos e meio de vacinação, a eficácia caiu para cerca de 31%.
A vacina anterior foi modificada para aumentar a resposta imunitária do organismo. Os pesquisadores também a modificaram para lidar com uma estirpe do HIV endêmico ao continente africano.
Veja Também: Alto índice de diagnóstico de autismo entre crianças brasileiras no Japão provoca críticas
Cerca de 250 pessoas participaram do teste preliminar de HVTN100 em 2015. Neste ano, a vacina será testada em 5.400 pessoas, em quatro cidades na África do Sul, e continuará por três anos.
“Esperamos que este possa ser o primeiro regime de vacinação oficial no mundo”, declarou hoje (20) Gail Bekker, vice-diretor do Centro de HIV, e presidente eleito da Sociedade Internacional de HIV. “Vamos ter uma vacina para combater [a epidemia de HIV]”.
Os pesquisadores advertem, no entanto, que uma vacina por si só não será suficiente para fornecer proteção contra a doença, sendo necessário manter as medidas existentes, incluindo prevenção, tratamento e intervenção social.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
InternacionalInternacional
Rússia atinge instalações de energia ucranianas
InternacionalInternacional
Inmet aumenta alerta de calor para “vermelho” em nove estados do Brasil
EspeciaisEspeciais
Câmara aprova projeto de combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes
CidadesCidades
Barueri brilha com desfile cívico e cerimônia de hasteamento de bandeiras no 7 de setembro
Política
STF julga recurso de Lula e pedido de liberdade para Eduardo Cunha
CidadesEntretenimento
Sessões de cinema gratuitas no CCPL Barueri
Publicidade