Por:Jornal NC - Publicado em 20/09/2018
Com o objetivo de democratizar a cultura, começou a 12ª edição da Primavera dos Museus. O tema deste ano é “Celebrando a Educação em Museus”, e a programação busca estimular mais pessoas a frequentarem estes espaços. Até o dia 23 deste mês, mais de 50 instituições paulistanas oferecem diversas atividades especiais, a maioria gratuita.
Sendo o museu um local para preservação da memória e para a construção de um patrimônio social, a ideia do evento é fortalecer a cidadania e as noções de pertencimento e identidade, contribuindo para o respeito à diversidade. E celebrar os 200 anos da criação do primeiro museu no Brasil e 60 anos do primeiro documento que tratou do papel educativo dos museus, a Declaração do Rio de Janeiro.
Veja Também: Sessões de cinema gratuitas no Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri
Destaques da programação
No MIS – Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158), no dia 23, das 10h às 17h, a equipe do educativo organiza uma maratona infantil, com atividades culturais e lúdicas voltadas para as crianças e suas famílias. Entre os dias 19 e 23, a entrada é gratuita com visitas educativas a cada uma hora.
O MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP (Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301) preparou três palestras para esta semana especial. No dia 21, das 10h às 12h, o debate é voltado aos profissionais da saúde, educadores sociais e assistentes sociais: Arte e Saúde no Museu: a experiência do Programa Viva Arte! do educativo do MAC USP.
O MAM – Museu de Arte Moderna (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera – Portão 3), praticamente em frente ao MAC, também participa do evento. Além disso, no dia 20, a partir das 10h, o museu recebe o lançamento do livro “Educação e Acessibilidade: Experiências do MAM”, seguido por um bate-papo.
Na Pinacoteca: (Praça da Luz, s/n°) estão programadas visitas mediadas à exposição “Mulheres radicais: arte latino-americana 1960 1985”. Nos dias 20 e 21 elas acontecem às 16h30, no dia 23, às 10h30 e às 15h. Já no dia 22, a visita é ao acervo da instituição, com o tema “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de SP”, a partir das 14h30.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Prefeitura de Caraguatatuba retoma Copa da Criança Futsal
Cidades
Programa Morar Bem entrega mais casas reformadas em Barueri
Internacional
Ucrânia anuncia cúpula com UE como ‘forte sinal’ para Rússia
Especiais
Congresso empossa 513 deputados e 27 senadores
Política
Paulistanos demostram insatisfação com gestão de Alckmin sobre crise hídrica
Política
Comissão aprova continuidade do processo de impeachment
Publicidade