Por:Jornal NC - Publicado em 25/04/2017
Um dos maiores aterros sanitários de São Paulo, em Osasco, foi fechado nesta terça-feira (18) por falta de condições ambientais para armazenamento do lixo. O local recebia 800 toneladas por dia.
A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) considerava o aterro inadequado e pedia uma série de mudanças, que não aconteceram.
O aterro tinha 26 anos. Em 2008, passou a ser administrado pela Eco Osasco numa Parceria Público Privada com a Prefeitura. A área foi lacrada e nenhum caminhão pode entrar. Gestão municipal disse que empresa ainda não informou para onde o lixo da cidade será levado. Eco Osasco precisa apresentar uma solução, caso contrarío, será acionada judicialmente.
A mistura de lixo orgânico com o da construção civil causava instabilidade no terreno e insegurança para os moradores do bairro Açucará, que fica aqui ao lado do aterro. O medo é que todo lixo e a terra caísse sobre as casas.
Em outraa parte do aterro, a terra usada para cobrir o lixo foi se acumulando. Passou dos 817 metros autorizados pela Cetesb. E corria o risco de desabar. A empresa já havia sido multada pela irregularidade.
Veja Também: Baleia Azul: Polícia investiga jogo em redes sociais que induz jovens ao suicídio
“Primeiro lugar, risco à saúde, disposição de aterro irregular compromete o lençol freático, o solo, mas nesse caso em especial, um risco ainda maior, que é o risco de desmoronamento desse aterro, do lixo que está aqui exposto, desmoronamento em cima dos barracos que deveriam ter sido retirados e não foram”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Com o fechamento, sobram ainda no estado oito aterros irregulares. Em Juquitiba, Areiópolis, Arandu, Apiaí, Barra do Chapéu, Guapiara, Nova Campina e Pedro de Toledo. Juntos, eles recebem oitenta toneladas de lixo por dia.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
InternacionalInternacional
Índia, Polônia e Hungria retornam ao espaço após décadas com missão à Estação Espacial
EspeciaisEspeciais
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados no dia 24 de julho
CidadesCidades
O melhor do pagode movimenta o fim de semana do Arraiá de Barueri
InternacionalInternacional
Uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen por desnutrição, aponta Unicef
Internacional
Papa Francisco pede o fim da pena de morte nesta segunda-feira (22)
Publicidade