Com inadequações ambientais, aterro sanitário de Osasco é fechado

Um dos maiores aterros sanitários de São Paulo, foi fechado nesta terça-feira (18) por falta de condições ambientais.



Por:Jornal NC - Publicado em 25/04/2017

<b>Com inadequações ambientais, aterro sanitário de Osasco é fechado</b>

Um dos maiores aterros sanitários de São Paulo, em Osasco, foi fechado nesta terça-feira (18) por falta de condições ambientais para armazenamento do lixo. O local recebia 800 toneladas por dia.
A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) considerava o aterro inadequado e pedia uma série de mudanças, que não aconteceram.
O aterro tinha 26 anos. Em 2008, passou a ser administrado pela Eco Osasco numa Parceria Público Privada com a Prefeitura. A área foi lacrada e nenhum caminhão pode entrar. Gestão municipal disse que empresa ainda não informou para onde o lixo da cidade será levado. Eco Osasco precisa apresentar uma solução, caso contrarío, será acionada judicialmente.
A mistura de lixo orgânico com o da construção civil causava instabilidade no terreno e insegurança para os moradores do bairro Açucará, que fica aqui ao lado do aterro. O medo é que todo lixo e a terra caísse sobre as casas.
Em outraa parte do aterro, a terra usada para cobrir o lixo foi se acumulando. Passou dos 817 metros autorizados pela Cetesb. E corria o risco de desabar. A empresa já havia sido multada pela irregularidade.
Veja Também: Baleia Azul: Polícia investiga jogo em redes sociais que induz jovens ao suicídio

“Primeiro lugar, risco à saúde, disposição de aterro irregular compromete o lençol freático, o solo, mas nesse caso em especial, um risco ainda maior, que é o risco de desmoronamento desse aterro, do lixo que está aqui exposto, desmoronamento em cima dos barracos que deveriam ter sido retirados e não foram”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Com o fechamento, sobram ainda no estado oito aterros irregulares. Em Juquitiba, Areiópolis, Arandu, Apiaí, Barra do Chapéu, Guapiara, Nova Campina e Pedro de Toledo. Juntos, eles recebem oitenta toneladas de lixo por dia.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados