Organizações humanitárias pedem resposta da UE à crise de migrantes

A Grécia também anunciou que, as suas forças armadas passam a usar munições reais nos confrontos perto da fronteira terrestre com a Turquia



Por:Jornal NC - Publicado em 05/03/2020

 Organizações humanitárias pedem resposta da UE à crise de migrantes

As organizações humanitárias não governamentais Anistia Internacional (AI) e Human Rights Watch pediram aos Estados-membros da União Europeia (UE) que discutam e respondam em conjunto à crise de migrantes na fronteira entre a Turquia e a Grécia, partilhando a responsabilidade de acolhimento e defendendo os direitos humanos.
O apelo da Anistia Internacional foi reforçado para coincidir com uma reunião extraordinária do Conselho de Justiça e Assuntos Internos da UE sobre a situação nas fronteiras, agendada para esta tarde. Lembrando que os refugiados que pretendem entrar na Europa “procuram segurança”, ela afirmou que esses migrantes “têm visto os seus direitos violentamente negados”.
Os ministros que se reúnem “têm de condenar qualquer uso excessivo de força contra pessoas, incluindo trabalhadores de organizações não governamentais e jornalistas, nas fronteiras terrestres ou marítimas entre a Grécia e a Turquia”, defendeu. Para a representante da Anistia Internacional, os Estados-membros da UE podem ajudar a aliviar a situação, “ajudando a Grécia a gerir os pedidos de asilo, fornecendo instalações de acolhimento adequadas e transferindo os solicitantes de asilo para outros países”.
A Anistia Internacional já tinha denunciado esta semana as “medidas desumanas” das autoridades gregas para impedir a entrada de mais migrantes no país, considerando as ações do país como “uma traição terrível às responsabilidades para com os direitos humanos”.

Veja Também: Segredos do lado oculto da Lua são revelados por missão da China

Segundo a AI, as autoridades gregas decidiram suspender temporariamente o registro de pedidos de asilo a pessoas que entrem no país de forma irregular.
Essa medida será associada à devolução imediata ao país de origem “se for possível”, afirmaram as autoridades sem entrar em detalhes.
A Grécia também anunciou que, as suas forças armadas passam a usar munições reais nos confrontos perto da fronteira terrestre com a Turquia.

Migrantes na Turquia
As autoridades turcas acusaram hoje a Grécia de matar a tiro um migrante que tentava entrar no país e ferir outros cinco, acusação que o governo grego “desmente categoricamente”.
De acordo com o gabinete do governador da cidade turca de Edirne, os militares gregos abriram fogo quando um grupo de migrantes que estava na Turquia tentou forçar a entrada na Grécia, tendo atingido um deles no peito.
Desde o anúncio da Turquia de que ia abrir fronteiras, feito em 28 de fevereiro, as chegadas de migrantes às ilhas gregas aumentaram grandemente e os confrontos têm se multiplicado. Segundo relatos das organizações humanitárias, os habitantes da ilha grega de Lesbos impediram que os barcos chegassem à costa, atacaram ativistas e carros de voluntários e até jornalistas. Também a HRW insistiu na necessidade de Bruxelas promover a partilha de responsabilidades em relação aos migrantes.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados