Por:Jornal NC - Publicado em 12/05/2017
Imagine ter um carro que consiga chegar a “apenas” 370,18 km/h porque o asfalto acabou. Esse foi o drama do Toyota Land Speed Cruiser, um modelo especial criado pela Toyota para o SEMA 2016 que foi finalmente colocado à prova. E bateu (não oficialmente) o recorde de velocidade máxima já atingida por um SUV por uma ampla margem.
O recorde anterior era de 339,57 km/h. A culpa é da pista utilizada para a empreitada, a do Mojave Air and Space Port, no deserto de Mojave, na Califórnia. Ainda que seja uma das retas mais longas do mundo, com 4 km, ela ficou curta para os mais de 2.000 cv do monstro da Toyota. A preparação envolveu o motor V8 com que o Land Cruiser é normalmente equipado, o 3UR-FE, de 5,7 litros. Ele recebeu dois compressores turbocompressores Garrett do tamanho de bolas de vôlei, capazes de gerar 55 PSI de pressão. Como o motor comum não aguentaria a porrada, foram trocados pistões, bielas e o coletor de admissão, mas a Toyota não detalha as mudanças.
Veja Também: É necessário fazer a limpeza dos bicos injetores?
Especialmente as da transmissão, que a marca japonesa diz apenas ser “de competição”. O responsável por acelerar a criança no deserto californiano foi o ex-piloto da NASCAR Carl Edwards. Resta agora saber se a Toyota vai conseguir uma reta ainda mais longa para testar a velocidade final de seu SUV especial. E se agora levará o pessoal do Guinness para ratificar o recorde. Produção em série, ainda que limitada, está completamente fora de cogitação, o que tira um pouco o brilho de um eventual recorde. O Brabus GLK V12, recordista oficial de velocidade, podia ser comprado. E deve estar disponível como usado pela Europa... Novo, ele custava US$ 580 mil.
Publicidade
CidadesCidades
Barueri terá nova Maternidade Municipal na Vila Porto
InternacionalInternacional
Tensão diplomática: Europa ameaça retomar sanções contra o Irã
EspeciaisEspeciais
Governo anuncia R$ 30 bi em crédito para setores afetados por tarifaço
CidadesCidades
Barueri acelera obras viárias e amplia oferta de empregos na região
Esportes
Rio 2016 escancara crise do modelo dos Jogos Olímpicos ‘como nunca antes’, diz pesquisador americano
Política
Senado aprova projeto que permite microempresário usar endereço residencial
Publicidade