Por:Jornal NC - Publicado em 25/04/2017
Um dos maiores aterros sanitários de São Paulo, em Osasco, foi fechado nesta terça-feira (18) por falta de condições ambientais para armazenamento do lixo. O local recebia 800 toneladas por dia.
A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) considerava o aterro inadequado e pedia uma série de mudanças, que não aconteceram.
O aterro tinha 26 anos. Em 2008, passou a ser administrado pela Eco Osasco numa Parceria Público Privada com a Prefeitura. A área foi lacrada e nenhum caminhão pode entrar. Gestão municipal disse que empresa ainda não informou para onde o lixo da cidade será levado. Eco Osasco precisa apresentar uma solução, caso contrarío, será acionada judicialmente.
A mistura de lixo orgânico com o da construção civil causava instabilidade no terreno e insegurança para os moradores do bairro Açucará, que fica aqui ao lado do aterro. O medo é que todo lixo e a terra caísse sobre as casas.
Em outraa parte do aterro, a terra usada para cobrir o lixo foi se acumulando. Passou dos 817 metros autorizados pela Cetesb. E corria o risco de desabar. A empresa já havia sido multada pela irregularidade.
Veja Também: Baleia Azul: Polícia investiga jogo em redes sociais que induz jovens ao suicídio
“Primeiro lugar, risco à saúde, disposição de aterro irregular compromete o lençol freático, o solo, mas nesse caso em especial, um risco ainda maior, que é o risco de desmoronamento desse aterro, do lixo que está aqui exposto, desmoronamento em cima dos barracos que deveriam ter sido retirados e não foram”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Com o fechamento, sobram ainda no estado oito aterros irregulares. Em Juquitiba, Areiópolis, Arandu, Apiaí, Barra do Chapéu, Guapiara, Nova Campina e Pedro de Toledo. Juntos, eles recebem oitenta toneladas de lixo por dia.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

CidadesCidades
Hospital Regional Barueri está com 85% das obras prontas e com entrega prevista para junho

Educação
Prefeitura de Itapevi promove ações de combate ao abuso e exploração sexual
Publicidade