Tufão Mangkhut matou pelo menos 81 pessoas nas Filipinas

O número de mortos nas Filipinas pela passagem do tufão Mangkhut aumentou para 81 e 59 pessoas desaparecidas



Por:Jornal NC - Publicado em 20/09/2018

Tufão Mangkhut matou pelo menos 81 pessoas nas Filipinas

O número de mortos com a passagem do tufão Mangkhut pelas Filipinas subiu para 81, informaram as autoridades, enquanto os socorristas prosseguem em sua busca de desaparecidos sob toneladas de lama trazidas por um deslizamento de terra.
O mais potente no mundo desde o início do ano, o tufão destruiu casas, e inundou regiões agrícolas no norte das Filipinas, antes de continuar sua passagem para Hong Kong e China, país onde deixou quatro mortos.

Veja Também: Combate à fome no Brasil estagnou, apontam dados da ONU

Desde então, o número de mortos nas Filipinas cresce à medida em que os socorristas encontram os corpos sob a lama do enorme deslizamento de terra ocorrido em Itogon, onde se suspeita há dezenas de soterrados.
“Segundo a lista, 59 pessoas seguem desaparecidas [em Itogon]”, declarou à AFP Ricardo Jalad, um membro da Defesa Civil. “É possível” que o número de mortos “passe de 100”.
Equipes de resgate cavavam com pás e até com as mãos a procura de desaparecidos, após o deslizamento destruir estradas, o que impediu o envio de equipamento pesado para acelerar a busca.
Em apenas algumas horas, o tufão liberou na região o equivalente a um mês de chuva. A catástrofe era quase certa, já que a chegada do Mangkhut aconteceu depois de um mês de chuvas quase ininterruptas que fragilizaram o solo na região. Quase a maioria das vítimas fatais do tufão morreu em deslizamentos de terra provocados por sua passagem pela Cordilheira filipina, um setor de alta atividade mineradora. Muitos dos mortos em Itogon eram mineiros que se abrigavam com as famílias em uma construção abandonada por uma empresa. Regiões inteiras do norte de Luzon, que fornecem normalmente uma importante parte da produção de arroz e milho do arquipélago, estavam debaixo d’água. As perdas podem passar de 100 bilhões de dólares.
O tufão semeou caos em Hong Kong com rajadas de até 240 km/h, que fizeram as torres balançarem. Hoje, seguia a limpeza das ruas, enquanto escolas continuavam fechadas.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados