Em Barueri projeto para alunos da Fieb ITB estimula criação de computador

Até o mês de agosto, alunos do Ensino Técnico Integrado têm a tarefa de montar um computador de tamanho reduzido e de baixo custo com a placa Franzininho



Por:Jornal NC - Publicado em 14/06/2018

Em Barueri projeto para alunos da Fieb ITB estimula criação de computador

Até o mês de agosto, alunos do Ensino Técnico Integrado da unidade Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi, no Parque Imperial, têm a tarefa de montar um computador de tamanho reduzido e de baixo custo com a placa Franzininho. O equipamento que contará com open hardware funcionará também como um teste de aplicação em robótica aos estudantes do curso de Manutenção e Suporte em Informática. O resultado dos trabalhos poderá ser conferido pelo público na ExpoTEC, a feira de profissões da Fieb.
De acordo com os idealizadores da proposta, a iniciativa estimula a participação ativa dos alunos na montagem de computadores e projetos de automação visando, principalmente, a aprendizagem prática sobre o assunto. Para levar o trabalho adiante, os participantes receberão os kits com os componentes necessários. Em seguida, escolhem e documentam o projeto para então ter o treinamento de técnicas de montagem para iniciar a construção da placa Franzininho. Os primeiros testes devem ocorrer até o final de junho. Os professores responsáveis são Robson de Almeida, Augusto Rocha e Paulo Barcellos. Coordenador do curso técnico de Manutenção e Suporte Informática, o professor Robson reforça que a criatividade dos alunos é estimulada com a atividade e isso acontece por colocar em ação o open hardware e a noções do movimento “maker”.

Veja Também: Alunas de Barueri desenvolvem aplicativos e integram concurso internacional de tecnologia

Ele informa também que para esse semestre, os docentes implementaram um novo quadro curricular no curso, inserindo uma disciplina voltada a orientar os estudantes na perspectiva empreendedora. Um exemplo citado pelo professor foi o projeto desenvolvido por alunos da 3ª série de uma janela automatizada, que abre e fecha conforme variação de temperatura e umidade local. Além da atividade prática, os estudantes também têm palestras do professor doutor Francisco Isidro, da Universidade Federal do ABC. O coordenador do curso de Manutenção e Suporte Informática enfatiza que a interação traz grande credibilidade para projeto, sobretudo porque o professor é um incentivador.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados