Defesa Civil de Cotia participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem

Capacitação aconteceu na Escola de Bombeiros da Polícia Militar. Com período de seca, a incidência de queimadas é maior, além da baixa nos reservatórios de água



Por:Jornal NC - Publicado em 14/06/2018

Defesa Civil de Cotia participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem

Integrantes da Defesa Civil de Cotia participaram da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) na Região Metropolitana, que aconteceu na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, na última semana. O treinamento foi ministrado por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) e as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros. Todos os participantes receberam certificados de participação na oficina que visa a construção de uma rede de prevenção de riscos e de desastres no período de estiagem.

Veja Também: Prefeitura de Cotia inicia pavimentação no bairro Água Espraiada

Os agentes da corporação assistiram palestras sobre legislação, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, entre outros. Também acompanharam explanações sobre a Operação Corta-Fogo, Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas.
No período de estiagem é mais comum os registros de queimadas. Como Cotia tem vasta área coberta por vegetação, fica mais vulnerável a este tipo de ocorrência. A prevenção começa com o apoio da população não queimando lixo e outros materiais, não jogando bituca de cigarro em área de vegetação, entre outros. Economizar água também é fundamental, já que os níveis dos reservatórios sofrem baixa neste período do ano. A Defesa Civil atende pelo número 199 e Whatsapp 11 94325-0234.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados