Por:Jornal NC - Publicado em 12/07/2018
Fernando Martins trocou a pecuária pela produção de orgânicos na fazenda que fica em Votorantim (SP). A horta, que surgiu com a proposta de cultivar legumes e verduras mais saudáveis para a família, hoje é a principal fonte de renda da propriedade.
Os produtos orgânicos plantados nos cinco hectares já ultrapassaram o lucro obtido com o gado. No mesmo hectare onde eram criados três bois, são produzidos 170 mil pés de alface.
Da fase no viveiro até a colheita, a alface leva de 45 a 60 dias para ficar no ponto. O gado precisa de dois a três anos. Fernando explica que a produção orgânica gera mais receita por hectare e lucros mensais.
A produção é de 600 toneladas de verduras e legumes por ano. Tudo sai lavado e embalado para clientes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Cada bandeja é vendida, em média, a R$ 5,50. A variação de preços não é motivo de preocupação.
Veja Também:Preocupação com a saúde faz disparar produção de orgânicos
De acordo com o produtor, o orgânico tem preço estável o ano inteiro, ao contrário do convencional, que tem altas e baixas. A pouca variação dá segurança maior para o produtor.
O retorno e a estabilidade financeira, além da preocupação com a natureza, também motivaram Paulo Kawakami, de Piedade (SP), a investir na produção orgânica. O agricultor explica que aos poucos foi ampliando o investimento em orgânicos. Atualmente, tem mais de 30 itens na propriedade. São cerca de 200 toneladas de frutas, legumes e verduras por ano.
Os 20 hectares plantados ficam protegidos por uma barreira natural de 280 hectares de mata nativa. O caqui representa a maior parte da produção, com 20 toneladas por ano. Também tem laranja, alface, tomate, alho-poró, couve, cenoura, cebola e temperos cultivados desde a muda até a colheita. Tudo com o selo de orgânico. O cultivo de alimentos orgânicos tem algumas características bem específicas. O mato, por exemplo, não é sinal de descuido. Ele serve para controlar a temperatura e manter a umidade do solo. Os produtores fazem parte de um grupo empreendedor que só cresce no Brasil. Dados do Ministério da Agricultura mostram que o faturamento com o cultivo de alimentos orgânicos no país já passa de R$ 2,5 bilhões por ano.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
CidadesCidades
Prefeitura de Carapicuíba realiza desassoreamento do córrego da Vila Gustavo Correia
EntretenimentoCidades
São Paulo realiza Festival das Flores na Liberdade
Publicidade