Vírus da zika pode se espalhar pela Europa nos próximos meses, diz OMS

Risco, que é considerado baixo, aumenta com a aproximação do verão



Por:Jornal NC - Publicado em 25/05/2016

Vírus da zika pode se espalhar pela Europa nos próximos meses, diz OMS

O vírus da zika, relacionado a casos de microcefalia em recém-nascidos em diversos países, principalmente o Brasil, pode se espalhar pela Europa à medida que o clima no continente esquenta. O risco, no entanto, ainda é considerado baixo, disseram autoridades de saúde nesta quarta-feira (18).
Na 1ª avaliação da ameaça do vírus da zika à região, o escritório europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o risco geral é de baixo para moderado.


Veja Também: Cogumelos alucinógenos podem tratar depressão profunda, diz estudo


O risco é maior em áreas onde o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus, pode se desenvolver, em particular na Ilha da Madeira, em Portugal, e na costa nordeste do Mar Negro, que banha países como a Geórgia e a Rússia.
“Há um risco de propagação do vírus da zika vírus na região europeia e o risco varia de país para país”, disse Zsuzsanna Jakab, diretora regional da OMS para a Europa.
“Pedimos particularmente a países com riscos altos para fortalecerem suas capacidades nacionais e priorizarem as atividades que podem prevenir um grande surto de Zika”, acrescentou.
O braço europeu da OMS cobre 53 países e uma população de cerca de 900 milhões de pessoas.
Um grande surto de Zika que atingiu principalmente o Brasil causou alarme global. O vírus foi relacionado a milhares de casos de má-formação cerebral em bebês de mulheres que foram infectadas pelo vírus enquanto grávidas.Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados