Prefeitura de Barueri recebe certificado de qualificação do Programa Município VerdeAzul

Barueri recebeu, pela primeira vez, o certificado de qualificação de Município VerdeAzul



Por:Jornal NC - Publicado em 25/07/2019

Prefeitura de Barueri recebe certificado de qualificação do Programa Município VerdeAzul

Barueri recebeu, pela primeira vez, o certificado de qualificação de Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, em evento realizado na cidade de Bauru.
De acordo com o governo estadual, o principal objetivo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), lançado em 2007, é estimular e prestar auxílio às prefeituras para elaborar e executar políticas direcionadas ao desenvolvimento sustentável em São Paulo.
A certificação surgiu em 2008 e compreende 85 tarefas que são solicitadas aos municípios, ligadas às dez grandes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Veja Também: Festa Julina dos Centros de Capacitação terão apresentações culturais e barracas típicas

Em 2018, a classificação de Barueri estava na posição 123 e hoje, no ranking dos municípios em 2019, Barueri ficou na 61ª posição, à frente de cidades como São Paulo (96ª), Osasco (124ª) e Santana de Parnaíba (136ª). Foi o melhor posicionamento no oeste da região metropolitana. A bióloga Yara Garbelotto, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), que esteve presente em Bauru, conta que a certificação é muito importante para Barueri, citando alguns trabalhos que o município vem realizando e que colaboraram para aquisição do certificado, como o trabalho de proteção animal, Conselho Municipal de Meio Ambiente, cursos de formação ambiental e as coletas seletiva e de entulho, ambas através de iniciativas municipais.
Segundo o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), o trabalho em Barueri sobre o bem-estar animal, tanto do doméstico como do silvestre, é muito forte. “Somos referência no Brasil quanto a isso”, afirma.
Já sobre questão da educação ambiental, o secretário relata que o foco é nas crianças. “Há também vários outros cursos oferecidos gratuitamente para a população. É uma série de fatores somados que melhoramos substancialmente no Programa Município VerdeAzul.”

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados