Prefeitura de Barueri celebra o Dia Internacional da surdocegueira

A educadora mediadora em surdocegueira que atua na rede municipal de Barueri, Maria Aparecida Pereira Castro Augusto, explica que é a surdocegueira



Por:Jornal NC - Publicado em 29/06/2022

Prefeitura de Barueri celebra o Dia Internacional da surdocegueira

Você já parou para pensar como é o mundo para uma pessoa que não enxerga? E para aquela que não ouve? Agora, imagine se esses dois sentidos não existissem simultaneamente. No dia internacional da Surdocegueira vamos entender mais sobre esta realidade presente na vida de milhares de brasileiro. Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), no Brasil, cerca de 40 mil pessoas são surdocegas.

A educadora mediadora em surdocegueira que atua na rede de ensino municipal de Barueri, Maria Aparecida Pereira de Castro Augusto, explica que a surdocegueira é uma deficiência que apresenta a junção de duas deficiências: auditiva e a visual, e a comunicação pode acontecer das formas mais diversas.

Libras tátil: A libras tátil adapta a Língua Brasileira de Sinais ao tato. O método acontece quando o surdocego sente os sinais ao tocar as mãos do interlocutor ou intérprete que realiza os movimentos adaptados.

Veja Também: Barueri celebra Dia de São João com show pirotécnico

Tadoma: O método tadoma é uma “leitura labial ao toque” realizado quando a pessoa surdocega coloca o polegar sobre os lábios do interlocutor e os dedos ao longo do queixo, podendo sentir e interpretar os movimentos da fala.

Comunicação háptica: A comunicação háptica é realizada quando a pessoa que quer se comunicar com o surdocego toca em partes neutras do corpo, como as costas, braços, pernas,ombros e etc.
Tocando a vida: Wilson de Souza Junior, pai de Pyetra, conta que o ensino especializado fez toda a diferença em sua qualidade de vida. Hoje Pyetra, aos 16 anos, demonstra que a sua forma de sentir mundo foi além, e a música faz parte do seu dia.

Educação especializada: A professora Maria Aparecida atuou de 2017 a 2021 no processo de aprendizagem da aluna Pyetra Vitória Neves de Souza, que tem surdocegueira congênita. Em sala de aula foi sua mediadora e aplicava um sistema de ensino acompanhado pelo Departamento de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação por meio de exercícios sensoriais com uma abordagem autônoma.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados