Por que não conseguimos nos lembrar dos nossos primeiros anos de vida?

Fenômeno conhecido como amnésia infantil faz com que a maioria de nós não costume ter memórias reais de eventos ocorridos antes dos 3 ou 4 anos de idade.



Por:Jornal NC - Publicado em 06/04/2017

Por que não conseguimos nos lembrar dos nossos primeiros anos de vida?

Faça um esforço e pense: qual é a primeira lembrança que você tem? E quantos anos tinha nesta época?

É bem provável que as recordações sejam de quando você tinha 3 ou 4 anos de idade no máximo. Por que não costumamos nos lembrar do que aconteceu no início de nossas vidas?

O fenômeno tem um nome: amnésia infantil. “Nenhum de nós se lembra de algo anterior aos 2 ou 3 anos de idade. A maioria não se recorda de nada que ocorreu antes dos 4 ou 5”, diz Catherine Loveday, da Universidade de Westminster, no Reino Unido.

“A idade da primeira lembrança varia, mas, normalmente, pessoas se lembram de coisas como cair de bicicleta... momentos que foram importantes.”

Veja Também: Temer sanciona lei de terceirização com pouca proteção ao trabalhador


A idade média de nossas primeiras recordações é 3 anos e 4 meses, mas, como Loveday destaca, há quem possa se lembrar de eventos anteriores. Afinal, uma criança de 2 anos de idade pode reconhecer pessoas e lugares - e isso requer memória.

Mas, neste caso, estamos falando da memória episódica, relacionada a acontecimentos autobiográficos - momentos, locais, emoções e outros dados de contexto - que podem ser evocados explicitamente.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados