Países entram em acordo para melhorar a educação mundial até 2030

Os países deverão investir de 4% a 6% de seu PIB nacional no setor educacional



Por:Jornal NC - Publicado em 06/11/2015

Países entram em acordo para melhorar a educação mundial até 2030

Na última quarta-feira, dia 4 de novembro, o Marco de Ação e Educação 2030, cujo objetivo é promover uma educação de qualidade, inclusiva e igualitária para todos ao longo da vida, foi aprovado, por unanimidade, durante a 38° Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, na França. Segundo os acordos estabelecidos, os países deverão investir de 4% a 6% de seu Produto Interno Bruto (PIB), dependendo do tamanho do país e demanda educacional.
O documento, que busca mobilizar todos os países em torno do objetivo global de educação, propõe maneiras de implementação, coordenação, financiamento e revisão da agenda educacional 2030. A intenção é que os países se comprometam a ajudar e cobrir, em escala global, o déficit de US$ 40 bilhões de dólares, principalmente onde há maior necessidade.

Veja Também: Nove escolas estaduais de Barueri estão inclusas no projeto de reorganização escolar
Dentre os países que assumiram o compromisso está o Brasil, que traçou uma meta mais ambiciosa de investimento em escala nacional: investir pelo menos 10% do PIB até 2024. Atualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o país investe 6,6% do PIB no setor.
Segundo a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otera, à Agência Brasil, o marco vai na mesma direção do PNE (Plano Nacional de Educação), fortalecendo ainda mais a situação da educação no país. “Um dos grandes desafios no Brasil, neste momento de cortes orçamentários, é manter os recursos necessários para o conjunto das metas do PNE e para as metas do Marco de Ação”, disse.
O novo marco foi aprovado por mais de 70 ministros, representantes dos estados-membros das Nações Unidas, de agências multilaterais e bilaterais, da sociedade civil, de organizações regionais, de docentes, da academia, da juventude e setor privado, segundo a Unesco.
Curta a nossa Fanpage no Facebook e fique por dentro das notícias!

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados