Oposição venezuelana nega que vá retomar negociação com o governo



Por:Jornal NC - Publicado em 14/09/2017

Oposição venezuelana nega que vá retomar negociação com o governo

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que agrupa os partidos de oposição venezuelanos, negou na terça-feira (12) que vá abrir nova negociação com o governo, depois que o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, anunciou que o diálogo seria retomado na República Dominicana.

“A Mesa da Unidade reitera que não há um reinício do diálogo e informa à Venezuela e ao mundo quais são as suas condições para uma negociação séria”, disse a aliança opositora em comunicado, em que afirma também que enviará uma delegação para reunir-se com o presidente dominicano, Danilo Medina. O governo de Medina e o ex-presidente do Governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero pediram ao governo e à oposição venezuelana um diálogo “urgente”.
Eles disseram estar convencidos de que existe “oportunidade para um processo de encontro, reconhecimento mútuo e reconciliação”.

Veja Também: EUA querem votar novas sanções da ONU contra Coreia do Norte

Segundo a oposição, “o convite do presidente Danilo Medina não representa o início de um diálogo formal com o governo”, para o qual a MUD exige “ações imediatas que demonstrem verdadeira disposição de resolver os problemas nacionais”.
Entre as exigências da MUD para uma negociação está a apresentação de um cronograma eleitoral, que inclua uma data para as eleições presidenciais previstas para 2018, além da “libertação de presos políticos, a suspensão das inabilitações a dirigentes opositores e o fim da perseguição”. A oposição exige também “respeito à independência de poderes do Estado” e “o reconhecimento pleno das competências constitucionais da Assembleia Nacional (Parlamento)”, controlada pela oposição e que teve suas atribuições retiradas pelo Supremo Tribunal e pela Assembleia Nacional Constituinte, instaurada pelo chavismo.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados