O tamanho da roda pode aumentar o consumo de combustível do carro?

Rodas maiores do veículo comum piora a aceleração e aumenta o consumo de combustível



Por:Jornal NC - Publicado em 08/02/2018

O tamanho da roda pode aumentar o consumo de combustível do carro?

De um modo geral podemos dizer que os carros com rodas menores não atingem grandes velocidades, mas têm uma aceleração adequada. Em contrapartida, veículos com rodas maiores conseguem atingir velocidades mais altas, porém a aceleração fica prejudicada. Só que esse prejuízo na aceleração é pouco sentido nos veículos mais potentes. Carros esportivos e veículos utilitários possuem rodas grandes, que ajudam no desempenho do motor.

Veja Também:Lançamento 2019 - Ka Freestyle chega no segundo semestre como novo aventureiro da Ford

Ou seja colocar rodas maiores em um veículo comum vai piorar a aceleração e aumentar o consumo de combustível. O efeito é meramente estético e o resultado é o contrário do esperado, o tamanho das rodas influi muito no desempenho do veículo.
O importante não é o aro, mas o diâmetro externo do pneu, que está em contato com o solo. Existe uma relação simples para explicar o efeito da alteração do seu tamanho. Rodas maiores: menor aceleração e maior velocidade máxima. Rodas menores: maior aceleração e menor velocidade máxima. Talvez você não saiba, mas a velocidade mostrada é calculada pelos giros das rodas do veículo.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados