Novembro azul: a conscientização e o diagnóstico precoce é a melhor solução para o câncer de próstata

O movimento chamado “Novembro Azul” ganhou proporções em todo mundo



Por:Jornal NC - Publicado em 24/11/2017

Novembro azul: a conscientização e o diagnóstico precoce é a melhor solução para o câncer de próstata

Anualmente, quando novembro se inicia, a cor azul domina redes sociais, uniformes empresariais, fachadas de prédios, iluminação de monumentos históricos, etc. O movimento chamado “Novembro Azul” ganhou proporções em todo mundo.

Como surgiu
A campanha Novembro Azul teve início na Austrália, onde leva o nome de Movembre – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro).

É uma campanha de conscientização, realizada todo ano no mês de novembro, sendo dirigida, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o câncer mais comum e a segunda causa de morte.

A prevenção
Anualmente, ao consultar com o urologista, serão realizados os exames necessários para cada caso, incluindo
o toque retal e a dosagem no sangue do marcador PSA. Este rastreamento é recomendado para os homens com idade acima dos 50 anos.

Veja Também: Poucas noites mal dormidas afetam nosso metabolismo e saúde mental

Esta idade reduz para 45 anos quando o indivíduo possui familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata e para indivíduos negros.

Diagnóstico Precoce
Quando o diagnóstico é realizado precocemente, o câncer de próstata pode ser eliminado e o paciente considerado curado em mais de 90% dos casos.

Devido a questões culturais e de preconceito entre o público masculino, em média, os homens fazem consultas preventivas 30% a menos que as mulheres e 60% deles já chegam ao serviço de atendimento médico com doenças em estágio avançado.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados