Lava do Vulcão Cumbre Vieja ocupa 656 hectares

A lava ocupa 656 hectares e já afetou 1.541 construções, das quais 1.458 foram destruídas



Por:Jornal NC - Publicado em 14/10/2021

Lava do Vulcão Cumbre Vieja ocupa 656 hectares

A lava do Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, na Espanha, ocupa atualmente 656 hectares e já afetou mais de 1.500 construções naquela ilha do aquipélago das Canárias, onde 20 terremotos foram registrados nas últimas horas. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visita a ilha pela quarta vez desde o início da erupção e deverá apresentar novas medidas de apoio aos atingidos.Segundo as medições do sistema de satélites europeu Copernicus, a lava ocupa 656 hectares e já afetou 1.541 construções, das quais 1.458 foram destruídas.

A lava continua a fluir a partir do último caudal aberto ao norte do vulcão principal, que até agora destruiu uma zona industrial em Los Llanos e forçou a retirada de 800 pessoas em La Laguna. O último relatório do Departamento de Segurança Nacional espanhol indica que o fluxo de lava está mudando nas últimas horas em consequência da derrocada do cone do vulcão. Além do novo fluxo de lava para norte, existem mais duas línguas de magma, de acordo com o DSN: a original, que quase não tem saída de lava, e outra localizada mais ao sul, que pode colocar em risco novas construções dentro do perímetro de segurança.

Veja Também: Rússia dispara pela 1ª vez míssil hipersônico a partir de submarino

As condições meteorológicas favoreceram uma melhoria da qualidade do ar, de modo que foi possível suspender o confinamento que afetou 3.500 pessoas. Os aeroportos das Ilhas Canárias permaneceram abertos, embora as companhias aéreas tenham cancelado as operações para La Palma.

A altura das emissões de cinzas atingiu 3,5 mil metros e elas se deslocam do oeste, virando para leste e sul, segundo o relatório, que também indica que o tremor vulcânico aumentou, o que poderia revelar maior conteúdo de gás no magma que sai do centro da erupção. O Instituto Nacional Geográfico espanhol localizou 20 sismos, 16 dos quais no município de Fuencaliente e o resto no município de Mazo.


Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2021 - Jornal NC. Todos os direitos reservados