Hospital Municipal de Barueri também se preocupa com o meio ambiente

HMB destacou projeto que une saúde, por meio da alimentação saudável, com sustentabilidade



Por:Jornal NC - Publicado em 10/06/2021

Hospital Municipal de Barueri também se preocupa com o meio ambiente

Durante a semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) destacou o projeto que une saúde, por meio da alimentação saudável, com sustentabilidade: o reaproveitamento de matéria orgânica para adubo nas áreas verdes do hospital.

A Unidade de Nutrição e Alimentação (UAN) do HMB, que possui o selo Green Kitchen, responsável por atestar, dentre outros tópicos, a qualidade do serviço com base na alimentação natural, ou seja, oferta de frutas, legumes e verduras sem uso de aditivos artificiais como temperos químicos, gera em média 3.000 kg por mês de resíduos orgânicos, como cascas de frutas e legumes e sobras de verduras.

Em geral, esses resíduos são destinados aos aterros sanitários que, por fazerem o processo de degradação sem a presença de oxigênio, aumentam consideravelmente a emissão de gases como metano e dióxido de carbono, considerados potenciais para o aquecimento global.

Veja Também: HMB recruta voluntários para estudo sobre a eficácia da vacina BCG em relação à Covid-19

Com objetivo de reduzir o volume destinado aos aterros e também diminuir as emissões atmosféricas, o setor de Meio Ambiente encontrou na compostagem uma solução acessível, prática e fácil. Para o projeto piloto foi adquirida uma composteira, com capacidade de até 200 litros, que tem compartimentos para materiais sólidos e líquidos.

Os resíduos de frutas, legumes e verduras são colocados na composteira com serragem, para evitar o odor proveniente da decomposição, e com minhocas, para acelerar o processo de decomposição e otimizar a produção de húmus. Essa compostagem gera tanto adubo (com consistência sólida que é misturado com a terra) quanto biofertilizante (líquido que é diluído em água e usado para rega), que são utilizados nos arbustos, nas mudas dos jardins e no viveiro de girassóis do HMB.

Vale ressaltar que o hospital reservou um espaço adequado, coberto e arejado para desenvolver o projeto, já que a composteira precisa estar alocada em um ambiente controlado e não pode receber incidência direta de raios solares. Além disso, também foram realizados treinamentos para orientar os colaboradores da cozinha sobre a separação dos alimentos e para a equipe de jardinagem em relação ao manuseio do sistema da composteira.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados