Hospital Municipal de Barueri realiza festa julina e alegra pacientes da Hemodiálise

Ação tem a finalidade de propiciar ambiente acolhedor e humanizado para amenizar intensidade do tratamento



Por:Jornal NC - Publicado em 14/07/2021

Hospital Municipal de Barueri realiza festa julina e alegra pacientes da Hemodiálise

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) promoveu festas julinas no Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno. Para atender os mais de 200 pacientes, foram realizadas duas celebrações matutinas e duas vespertinas, já que o tratamento é feito em dias alternados.

O objetivo dessas festividades, executadas pelos próprios colaboradores do setor, foi proporcionar um pouco de alegria e distração para os pacientes, que fazem três sessões de hemodiálise por semana com duração de quatro horas cada sessão.

Dariane Batista, psicóloga responsável pelo serviço, afirmou que a hemodiálise é um tratamento intenso e difícil, justamente por causa da periodicidade, então é comum que os pacientes apresentem estafa emocional. E viabilizar essas celebrações melhora a interação entre eles e a equipe de profissionais, além de gerar mais leveza para o ambiente.

Veja Também: SDPD de Barueri entrega aparelho auditivo para munícipe de 104 anos

O Centro de Hemodiálise costuma ser palco para muitas atividades voluntárias de humanização, mas devido à pandemia essas ações precisaram ser suspensas, já que a circulação em unidades de saúde precisa ser restrita a fim de evitar a propagação do novo coronavírus. Por isso, ciente da importância desse tipo de acolhimento, a direção do HMB solicitou que os próprios colaboradores, que já estão dentro do hospital diariamente, promovessem a festa.

Festa julina também tem que ter lanche especial. Além da refeição tradicional, que inclui pão com queijo, café com leite, suco e fruta, os pacientes também receberam pipoca salgada, bolo de fubá com goiabada e chá de gengibre (representando o falso Quentão).

A nutricionista do setor, Silvania dos Santos, explicou que o cardápio do paciente dialítico é bem restritivo. Em alguns casos, o que parece saudável pode não ser apropriado. Por exemplo, algumas frutas possuem alto teor de potássio, e esse mineral pode ser prejudicial para o paciente. Portanto, é preciso escolher os alimentos corretos e fazer a dosagem ideal para promover uma alimentação equilibrada e prazerosa.

Com trilha sonora de quadrilha, bandeirinhas, plaquinhas e comida típica, e seguindo todas as recomendações para prevenção da Covid-19, como uso de máscara pelos pacientes e pelos profissionais e disponibilização de álcool em gel, o clima para realizar a sessão de hemodiálise ficou completamente diferente do comum.

Os pacientes ficaram animados, se divertiram com as músicas e tiraram muitas fotos. Mesmo no cenário de pandemia, a hemodiálise é um dos exemplos de tratamentos indispensáveis realizados pelo HMB porque a máquina filtra o sangue e retira as toxinas do organismo, como uma substituição do rim doente. Só em 2021, entre janeiro e maio, o hospital realizou mais 13.200 sessões de hemodiálise.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados