Gravidez, zika vírus e microcefalia: saiba como se proteger



Por:Jornal NC - Publicado em 10/12/2015

Gravidez, zika vírus e microcefalia: saiba como se proteger

O Ministério da Saúde confirmou neste final de semana a relação entre o zika vírus e o surto recente no Nordeste do Brasil de casos de microcefalia, uma má-formação do cérebro que pode trazer limitações ao desenvolvimento da criança. O avanço dos casos está relacionado à infecção das gestantes pelo zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya.
Ainda não há vacina contra o zika. Mulheres grávidas e não grávidas podem se proteger do mosquito da mesma maneira: eliminando criadouros, usando roupas que cobrem o corpo, como calça e camisa de manga comprida, e aplicando repelente nas áreas que ficam expostas. Dos 1.248 casos suspeitos de microcefalia neste ano no país, 1.219 estão no Nordeste. Pernambuco é o estado com o maior número: 646 casos.
Mais de 80% dos casos são assintomáticos, mas o vírus pode causar febre, manchas avermelhadas no corpo, irritação nos olhos e dores nas articulações, musculares e de cabeça. Estes sintomas desaparecem em três a sete dias. O Ministério reforçou o chamado para uma mobilização nacional para não deixar que o mosquito se reproduza e faça novos criadouros em água parada.

Entenda a microcefalia
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor que a de outros da mesma idade ou sexo. Esta crescimento anormal do cérebro pode ocorrer no útero ou durante a infância. São várias as possíveis causas de microcefalia - desde consumo de álcool na gravidez até anomalias genéticas - e, normalmente, a sua consequência é algum grau de problemas de desenvolvimento. Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há cura para o problema, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. Até então a relação entre zika vírus e microcefalia era desconhecida.

Veja Também: Pronto-Socorro do Engenho Novo soma 1,2 mil atendimentos em dois anos

Entenda a febre zika
A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. O contágio se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados