Em Barueri, HMB explica a importância da doação de sangue

Essa atitude simples e rápida é capaz de salvar a vida de muitas pessoas



Por:Jornal NC - Publicado em 17/06/2021

Em Barueri, HMB explica a importância da doação  de sangue

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) aproveita o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado oficialmente em 14 de junho, para destacar a importância dessa atitude simples e rápida, mas que é capaz de salvar pessoas que passam por procedimentos complexos como transfusões, transplantes e cirurgias, ou que tenham doenças crônicas, como por exemplo anemia falciforme. A facilidade começa nos critérios para realizar a doação de sangue.

Paulo Tierno, diretor técnico do HMB, explicou que o voluntário só precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas, estar bem alimentado e apresentar documento recente com foto. Se tiver gripe ou resfriado, é necessário esperar pelo menos sete dias após o desaparecimento dos sintomas.

O processo total de doação, que demora menos de uma hora, consiste no preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue, que representa cerca de 10% do sangue do doador e será reposto pelo organismo no prazo de 24 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doação pode beneficiar mais de uma pessoa porque o sangue é separado em hemácias, plaquetas e plasma, e cada paciente recebe a parte específica do sangue de acordo com a sua necessidade. No piso térreo do hospital existe um posto de coleta da Fundação Pró-Sangue, com funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h. Para esclarecimentos, é possível entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3375.

Veja Também: Hospital Municipal de Barueri também se preocupa com o meio ambiente

Devido ao cenário de pandemia, para garantir a segurança do doador e dos funcionários, é imprescindível fazer o agendamento de dia e horário no site http://www.prosangue.sp.gov.br. Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório e que há disponibilização de álcool gel para higiene das mãos.

Ainda em relação à Covid-19, pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus só podem realizar a doação de sangue após 30 dias da recuperação completa e aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos para doar por 14 dias após o último dia de contato.

Doadores vacinados contra a Covid-19 só podem doar 48 horas após cada dose, no caso da vacina Coronavac; sete dias após cada dose da vacina da AstraZeneca; e sete dias após cada dose da vacina da Pfizer. Quem tomou a vacina contra gripe deve aguardar por 48 horas para doar.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados