Conheça a DTPM, uma TPM ‘turbinada’, que afeta 5% das mulheres



Por:Jornal NC - Publicado em 08/06/2017

Conheça a DTPM, uma TPM ‘turbinada’, que afeta 5% das mulheres

Raiva, ansiedade, mau humor, dor de cabeça. A lista de sintomas da TPM é imensa e a maioria das mulheres conhece bem. Mas se você acha que não falta nada para irritação ser total, saiba que existe uma TPM turbinada e com uma letra a mais: a TDPM. 5% das mulheres sofrem com ela.
Das mulheres que menstruam: 75% têm um sintoma leve, de 20% a 40% têm a síndrome pré-menstrual, com sintomas físicos e emocionais, e de 3% a 8% têm a disforia (TDPM ou Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), que é a forma grave da TPM.
A Dra. Alessandra Rascoviski fez um estudo com 180 mulheres e a conclusão foi que as que têm TPM grave são mais sensíveis às oscilações de humor por causa de uma alteração genética do receptor de serotonina. Nessas mulheres, a serotonina é mais baixa, o que aumenta a irritação, a depressão e a agressividade. A serotonina também é responsável por regular o sono, o padrão alimentar e labilidade emocional.
Veja Também: Carrapato e febre maculosa: sinais de alerta

O que fazer para aumentar a serotonina? Atividade física, vitaminas como B6, magnésio e cálcio e cúrcuma funcionam como cofatores da serotonina e ajudam o corpo a formar mais o neurotransmissor. Alimentos com triptofano, como iogurte, castanha de caju, amendoim e chocolate ajudam e em alguns casos, é necessário tratamento com remédio, como a fluoxetina.
Sintomas físicos da TPM: insônia, dor de cabeça, palpitação, cansaço, tontura, inchaço e dor nas pernas e mamas. Sintomas emocionais: ansiedade, nervosismo, oscilação de humor, humor deprimido e choro fácil.
Existe a TPM mais física e a mais emocional, mas os sintomas podem se misturar. A TPM é causada pela oscilação de hormônio, que a mulher que menstrua sente todo mês.
Durante o pico da TPM, o gasto calórico aumenta, alteração que pode gerar um gasto energético de 100 calorias. O problema é que junto vem a compulsão e aí a gente pode acabar comendo muito mais do que gasta.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados