Barueri nega aplicação de vacinas vencidas contra a Covid-19

O Setor de Imunização realiza uma conferência bastante criteriosa antes de enviar qualquer dose às unidades de saúde



Por:Jornal NC - Publicado em 07/07/2021

Barueri nega aplicação  de vacinas vencidas  contra a Covid-19

A notícia divulgada pela Folha de São Paulo de que milhares de vacinas da AstraZeneca, contra a Covid-19, foram aplicadas no Brasil fora da data de validade causou grande impacto em vários municípios. De acordo com o levantamento, baseado em registros oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde, até 19 de junho, 1.532 cidades utilizaram as doses vencidas.

Ainda de acordo com esses registros, Barueri chegou a aplicar 15 doses dos lotes indicados como fora da data de validade em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Secretaria de Saúde, no entanto, contesta essa informação. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri, responsável por todos os imunobiológicos que chegam à cidade, garante que nenhuma vacina fora da validade foi enviada a qualquer polo de vacinação.

O Setor de Imunização realiza uma conferência bastante criteriosa antes de enviar qualquer dose às unidades de saúde. A velocidade com que a vacinação vem sendo feita na cidade também aponta discrepância. De acordo com a Vigilância em Saúde, não daria tempo de as doses vencerem, já que são imediatamente usadas tão logo chegam à cidade, acabando rapidamente.

Os especialistas da Saúde municipal acreditam que houve alguma divergência no sistema de dados do Ministério da Saúde, como erro de digitação ou até mesmo divulgação tardia de dados de algumas imunizações.

Veja Também: Em Barueri, os polos de vacinação da Covid são reorganizados

A Secretaria de Saúde de Barueri divulgou as datas de recebimento de todas as remessas de AstraZeneca no município, bem como as datas de aplicação. Confira abaixo:
- 1º lote: recebido em 26 /01 e aplicado até 06/02 com vencimento em 14/04;
- 2º lote: recebido em 26/02 e aplicado até 05/03 com vencimento em 22/06;
- 3º lote: recebido em 10/4 e aplicado até 15/04 com vencimento em 07/09.

Uma nova checagem está sendo feita pela equipe de Saúde, por precaução, e será concluída nos próximos dias.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados