Barueri entrega o maior e mais moderno Fórum da região

Está pronto o novo prédio do Fórum da Comarca de Barueri, que abrigará aproximadamente 200 funcionários e 14 juízes



Por:Jornal NC - Publicado em 25/04/2019

Barueri entrega o maior e mais moderno Fórum da região

Com terreno e obra executados pela Prefeitura Municipal em convênio com o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), o equipamento irá beneficiar toda a região. A inauguração está marcada para o dia 25 de abril, às 10h30, mas a equipe do Tribunal de Justiça já começou a se mudar para o local.
Considerado o maior e mais moderno fórum da região, passou de 3.222 metros quadrados de obra construída – baseando-se no prédio original, instalado na cidade em 1976 - para 16.408 metros quadrados. Em uma de suas visitas ao local, o Prefeito de Barueri, Rubens Furlan, comentou que esta é uma obra aguardada há mais de 20 anos, uma vez que a Comarca foi inaugurada há 43 anos e de lá para cá a cidade cresceu 20 vezes mais. “Chega uma hora em que a necessidade faz com que a obra tenha que ser feita. A importância do município e o número de empresas aumentaram. Então não tem outra situação senão dotar a cidade deste equipamento e, dentro dele, se fazer justiça para todo nosso povo”, disse o administrador.

Veja Também: Programa municipal de Barueri ensina crianças sobre trânsito mais seguro

Eficiência e longevidade
Projetado para ser completo, prático e muito durável, o fórum terá espaços que permitirão acessos separados aos presos, juízes, promotores e familiares dos detentos em dias de julgamento. Os magistrados, por sua vez, poderão chegar às suas salas e aos locais de audiência de forma independente – utilizando-se de elevadores e passarelas.
A juíza da 5ª Vara Cível e diretora do Fórum, Anelise Soares, afirma que se trata do maior e mais moderno equipamento da região. “Se for considerar a instalação toda conjunta é o maior fórum, sim. É o mais moderno. O projeto todo foi feito com acessibilidade, com a preocupação de realmente atender as pessoas que têm alguma deficiência. Há bastante vagas na frente para o público, o conjunto é todo preparado para receber a todos”, diz.
Com a nova estrutura, a juíza, em conjunto com o prefeito, está solicitando ao Tribunal de Justiça para que sejam instaladas Varas de Família, que não há em Barueri, e mais uma Vara Criminal. “Há vontade, há empenho para que a gente consiga trazer esses serviços, para tornar mais célere o atendimento ao público e mais eficiente”, almeja a juíza.
O espaço é tão completo e acessível que a diretora da Comarca já se prepara para um aumento na demanda. “Acredito que vá atender melhor porque hoje nós temos duas instalações separadas e agora vamos conseguir unificar todo o poder judiciário numa instalação só. Com o conforto que esse novo prédio vai proporcionar, com atendimento seguro, adequado, acredito que tenha até um aumento da demanda”, prevê.
O prédio conta com 12 salas de promotores, 12 salas de juízes com audiências, 5 cartórios, hall de entrada e 234 vagas de estacionamento (38 para promotoria, 58 para juízes, 89 voltadas ao público e 49 privativas). Terá ainda outras instalações, como varas, tribunal do júri e celas; bancos, dormitórios para jurados, recepção, tesouraria, dentre outros.
Localizado na Avenida Sebastião Davino dos Reis, na Vila Porto, o novo Fórum da Comarca de Barueri substituirá o antigo, denominado “Desembargador Breno Caramuru Teixeira”, originalmente localizado no Jardim dos Camargos / Vila Boa Vista.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados