Banda Lira Padre Anchieta prepara lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba

A orquestra é composta pelos alunos do projeto pedagógico Lira do Amanhã, que são a grande maioria, e pelos músicos da Lira Padre Anchieta



Por:Jornal NC - Publicado em 27/10/2021

Banda Lira Padre Anchieta prepara lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba

A Banda Lira Padre Anchieta prepara os últimos detalhes para o lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba, que acontecerá no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, como parte do aniversário de 384 anos do município. O evento será transmitido online para toda a população nas redes sociais da Fundart e da Prefeitura de Ubatuba.

A orquestra é composta pelos alunos do projeto pedagógico Lira do Amanhã, que são a grande maioria, e pelos músicos da Lira Padre Anchieta. No espetáculo, serão 73 pessoas no palco. É um sonho que está se tornando realidade, afirmou a flautista Gisele Pilz, associação de músicos que foi fundada em 1960. O Lira do Amanhã é um projeto que tem o intuito de oferecer aulas de música trabalhando todas as qualidades e bem-estar dos alunos.

Veja Também: https://jornalnc.com/Noticia/Ubatuba-retoma-revisao-do-Plano-Diretor-apos-paralisacao-em-decorrencia-da-pandemia/4140

O início foi em meados de 2007 e, desde então, vem formando músicos que integram a banda, como o é o caso da própria Gisele Pilz. No projeto, são oferecidas aulas gratuitas de sopro em madeira e metais, bateria e percussão e aulas de cordas, violinos, viola, violoncelos e baixo. A faixa etária dos alunos é ampla: de crianças de 10 anos até adultos com mais de 60 anos, além de uma fila de espera. A grande maioria, no entanto, é de jovens e adolescentes. No final de 2018, o projeto começou a ser ampliado e, em 2019, em parceria com a Fundart e com a iniciativa privada, angariamos recursos e conseguimos comprar mais instrumentos, oferecendo curso de cordas.

Até então, só havia instrumentos de sopro e percussão. A partir daí, tornou-se uma meta esse sonho da criação da primeira orquestra sinfônica jovem da cidade. Nesse processo, foi fundamental o apoio do então presidente da Banda Lira, Amarildo da Hora, e de Pedro Paulo Teixeira Pinto, que faleceu em 2019. Para fazer parte da orquestra hoje, necessariamente a criança, jovem ou adulto precisa fazer parte do projeto.


Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados