As imagens de satélite que mostram avanço de fumaça de queimadas no Brasil

Fotos coletadas pelo Inpe registram maneira como poluição causada por incêndios na Amazônia e no Pantanal



Por:Jornal NC - Publicado em 23/09/2020

As imagens de satélite que mostram avanço de fumaça de queimadas no Brasil

A movimentação da coluna de fumaça gerada pelos incêndios na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado pelo país foi registrada por imagens de satélite coletadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Só na última semana, entre os dias 14 e 19 de setembro, é possível ver as partículas liberadas na atmosfera pelas queimadas sendo levadas pelo vento em direção às regiões Sudeste e Sul do país.

Fumaça das queimadas se estende por mais de 4 mil quilômetros e atinge países vizinhos
Nos últimos dias, a fumaça dos incêndios nos biomas brasileiros, e também da Bolívia, avançou para locais como as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e municípios de Minas Gerais, segundo a Metsul Meteorologia.

Essa fumaça já havia chegado ao Sul do país. No dia 13, houve relatos de chuva preta na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. A suspeita é de que a coloração escura tenha sido causada pelos incêndios no Pantanal, que enfrenta o pior período de queimadas das últimas décadas.

As intervenções nas imagens foram feitas pelo pesquisador Alberto Setzer, do Inpe, utilizando satélites da Nasa e comparando-as com sistemas que monitoram especificamente a concentração de aerossóis — partículas finíssimas de poluentes — no ar.

Fotos como estas são produzidas pelo Inpe durante todo o ano e disponibilizadas no site do órgão. É possível compará-las com o mesmo período no ano passado e com outros meses deste ano.

Aumento confirmado pelos dados
De janeiro a meados de setembro deste ano, foram registrados 69,5 mil focos de calor (que costumam representar incêndios) na Amazônia, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Somente na primeira quinzena deste mês, na Amazônia, houve crescimento de 86% de focos de calor, em comparação ao mesmo período do ano passado. No Cerrado, foram registrados 40,8 mil focos de calor de janeiro a meados de setembro deste ano. Somente nas duas primeiras semanas deste mês, foram 13,6 mil registros, crescimento de 9,21% em comparação ao mesmo período em 2019.

Nas fotos da última semana, é possível ver como a coluna de fumaça que se movimenta dos estados da Amazônia Legal se une gradualmente à que sai de outros focos de incêndio, no Pantanal e no Cerrado. Já no dia 19 de setembro, boa parte do território brasileiro aparece encoberto pela fuligem.

Nos próximos dias, segundo serviços meteorológicos, existe a possibilidade de registro de chuva preta na cidade de São Paulo, que está encoberta por fumaça dos incêndios florestais.

O céu tomado pela fumaça é uma realidade frequente nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. As pessoas que vivem nessas regiões sofrem diretamente os impactos das queimadas intensas e podem ser expostas a níveis de poluição do ar acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados