Após deferimento da Justica Eleitoral Lili Aymar dispara com 63% das intenções de votos válidos



Por:Jornal NC - Publicado em 22/09/2016

Após deferimento da Justica Eleitoral Lili Aymar dispara com 63% das intenções de votos válidos

Nos dias 16 e 17 de setembro o Instituto MAS realizou uma pesquisa em Araçariguama, onde foram ouvidos 402 eleitores de todos os bairros da cidade para avaliar suas intenções de votos válidos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 1001035-16; os resultados foram divulgados no dia 20 e apontam a candidata Lili Aymar (PV) à frente da corrida à prefeitura com 62,8% dos votos válidos: com 62,8 % das intenções de voto, Lili Aymar lidera; já o candidato Leandro Amaro ficou com um percentualde 27,4 % das intenções de voto; João Borg 6 %; Dr. Mario 1,6 %; Lu do Conselho 1,6 %; e Toninho da Grafica 0,6 %.

ENTENDA COMO FUNCIONAM AS PESQUISAS ELEITORAIS
De acordo com a legislação eleitoral, as pesquisas eleitorais precisam ser realizadas dentro de critérios técnicos e científicos e têm que obedecer às diretrizes da legislação eleitoral vigente. Precisam ser registradas no TSE – Tribunal Superior Eleitoral e devem ser feitas por empresas especializadas.
Em entrevista ao Jornal NC, Marcos Agostinho, responsável pelo Instituto MAS (M.A.S. – OPINIÃO & PESQUISA S/S LTDA – ME) conta que como não é possível entrevistar todo o eleitorado de uma cidade, toda pesquisa possui uma margem de erro, seja ela eleitoral ou não. Por isso, os Institutos de Pesquisa costumam dividir a cidade em uma porção que represente o todo: a amostra. “Realizamos uma pesquisa no dia 24 e 25 de agosto onde apontava uma situação da Lili Aymar com 59% das intenções de votos. Para que a gente chegue a esse resultado é necessário dividir a cidade em extratos, isso porque, a pesquisa é realizada por uma amostra estratificada. Nós escolhemos uma quantidade de entrevistas à serem realizadas, que é a ‘amostra’ e a dividimos em alguns seguimentos.”, conta Marcos.
De acordo com Marcos Agostinho, os Institutos de Pesquisa Eleitoral, precisam entrevistar uma determinada quantidade de homens e mulheres de diferentes faixas etárias: 16-24; 25-34; 35-44; e acima de 45 anos. A cidade também precisa ser dividida em sub-regiões com conjuntos de bairros para que seja aplicada uma proporção de entrevistas correspondentes à população dos bairros. “Por exemplo, a região central da cidade que engloba o Jardim Brasil, corresponde a aproximadamente 50% do eleitorado de Araçariguama”, conta o especialista.

COM REGISTRO DEFERIDO, LILI AYMAR (PV) COMEMORA
Na noite do último dia 12 de setembro, o Tribunal Eleitoral, através do Excelentíssimo Senhor Dr. Juiz da 131° Zona Eleitoral, deferiu o registro de candidatura de Lili Aymar (PV) que concorre ao cargo de prefeita da cidade de Araçariguama.
Ao saber do resultado, Lili Aymar agradeceu. “Quero agradecer a confiança de todos que sempre acreditaram que eu estava apta a concorrer às eleições deste ano. Muito obrigada pelo carinho e confiança! Agora com a minha candidatura e do Joca (Vice) deferidas pela Justiça Eleitoral, vamos ao que interessa! Vamos continuar um incansável trabalho, baseado no nosso Plano de Governo, que contempla verdadeiros compromissos para com nossa Cidade e nosso Povo!”

Veja Também: Após 10 dias de Campanha Oficial, Lili Aymar sobe de 51,75% para 59,3% das intenções de voto em Araçariguama


LILI AYMAR MANTÉM SUA POPULARIDADE EM RELAÇÃO À PESQUISA ANTERIOR
O Instituto MAS também realizou uma pesquisa que foi divulgada no dia 30 de Agosto e está registrada no TSE sob o nº SP-02372/2016. Nesta pesquisa Lili Aymar também liderava.
Os resultados da pesquisa espontânea (quando não é mostrado o nome dos candidatos) apontam que 47% das pessoas têm Lili Aymar (PV) como candidata preferida e 21,6% preferiram Leandro Amaro; portanto, Lili Aymar teve 26% de vantagem na resposta espontânea. Já na pesquisa estimulada (quando o eleitor entrevistado pode escolher os candidatos que concorrem à eleição), Lili Aymar aparece com 57,7% das intenções; Leandro Amaro com 25,1%; João Borg com 5,5%; Dr. Mario com 1,5%; Lu do Conselho 1,5%; e Toninho da Gráfica 0,5%. Aqueles que não vão votar em nenhum dos candidatos somam um percentual de 3,2% e os indecisos 5,5%.
De acordo com o Instituto MAS, algumas pessoas questionaram os resultados. “Houve uma contestação na pesquisa anterior, onde disseram que os números somados ultrapassavam 100% do total de intenções apuradas. É que como os números são pequenos e quebrados. Por padrão, tudo que contabilizar menos de 0,5 é arredondado para zero e mais que 0,5 se arredonda para 1. Então em um resultado de pesquisa, quando um resultado fica entre 99% e 101% é aceitável, porque os números quebrados podem trazer o resultado geral para mais ou para menos em 1%, mas isso não interfere no resultado final”, conta o responsável pelo Instituto MAS.
Marcos Agostinho, diz que os resultados de ambas as pesquisas foram similares e não houve variação além da margem de erro. A distância entre os dois candidatos quase que ultrapassa 30%. Dentro deste cenário é muito difícil em 12 dias se ter uma reversão dos resultados.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados